Todo caminho percorrido até aqui nos motiva, gera expectativas e esperança de um bom planejamento das ações da FETAEMA para 2020
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAEMA) realiza essa semana, a última Plenária de Orçamento Participativo (O.P), com dirigentes sindicais da Regional Tocantina, em Imperatriz. A penúltima Plenária aconteceu de 20 a 22 de novembro, na Regional Sul Maranhense, em Balsas. Tocantina e Sul Maranhense encerram um ciclo de 10 Plenárias que a FETAMA realizou em todo o Estado.
Todo caminho percorrido até aqui nos motiva, gera expectativas e esperança de um bom planejamento das ações da FETAEMA para 2020, que irão fortalecer a agricultura familiar maranhense. Juntos(as) somos mais fortes! Juntos(as) plantamos e colheremos um mundo melhor, destaca a secretária de Finanças e Administração da FETAEMA, Ângela Silva.
Na oportunidade, os(as) dirigentes refletiram sobre a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PDRSS) no contexto atual da Agricultura Familiar e no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); Controle social das políticas públicas: avanços e retrocessos; a construção de um diálogo participativo sobre a realidade nacional, estadual e municipal, abordando aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais; e a Participação do MSTTR nas Eleições 2020.
As Plenárias de OP realizadas pela FETAEMA são resultados de uma importante orientação do Congresso da CONTAG. Através desta deliberação congressual temos colhido frutos no Estado que podem ser vistos na ação política da Federação, diante dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, lembra o presidente da FETAEMA, Francisco de Jesus Silva (Chico Miguel).
As propostas das 10 Regionais das Plenárias de O.P serão apreciadas para a aprovação da previsão orçamentária para o ano de 2020, no último Conselho Deliberativo da FETAEMA, de 17 a 19 de dezembro, no Centro de Estudo Sindical da Federação, em São José de Ribamar/MA.
Saiba mais sobre o Orçamento Participativo da FETAEMA, na publicação da CONTAG: PRÁTICAS DE UM SINDICALISMO DE BASE, construída pela Rede de Educadores e Educadoras Populares da Escola de Formação da CONTAG (ENFOC).
FONTE: FONTE: Comunicação FETAEMA