Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LEI MARIA DA PENHA, UMA DÉCADA
... e as Margaridas refletem sobre os resultados...
WhatsApp

09 de Agosto de 2016


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
lei maria da penha
uma década

Todos os dias, cerca de 210 mulheres são violentadas em nosso País. Isso equivale a um caso de violência a cada 7 minutos. A maior parte desses crimes permanece impune. Ainda podemos, e precisamos, avançar muito no combate a todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres, mas há dez anos um importante passo foi dado: a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Sancionada no dia 07 de agosto de 2006 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha é um legado histórico para as feministas e para toda população brasileira. A punição daqueles que agridem mulheres mexeu profundamente com a cultura da violência e do estupro, que infelizmente predomina no Estado brasileiro.

As trabalhadoras rurais brasileiras reconhecem quantas companheiras já foram salvas graças a essa Lei, que mudou a vida também dos filhos e filhas, dos parentes e amigos de cada mulher agredida. A agricultora familiar da região Norte Sueli compartilhou, em um dos Seminários de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a importância da execução da Lei em sua vida: “Hoje eu sou, em primeiro lugar, gente. Além disso, me sinto mulher, e respeitada, pois tenho dignidade depois da aplicação da Lei Maria da Penha ao meu ex-marido, que durante mais de dez anos foi meu algoz e torturador...”

Segundo o ONU MULHERES, atualmente 98% da população brasileira conhece a Lei Maria da Penha. O IPEA avalia que, se não houvesse a Lei, o número de homicídios seria ainda maior, de onde podemos concluir que esta é uma lei efetiva e que está cumprindo o seu papel. Por isso as Margaridas seguem em Marcha na defesa da Lei Maria da Penha e das demais leis que fazem parte do enfrentamento à Violência contra as mulheres.

Um de nossos objetivos é reforçar a importância da legislação e, principalmente, a necessidade de seu cumprimento. Por isso, a Lei Maria da Penha tem sido refletida e discutida na busca constante de sua implementação em todos os recantos do Brasil onde há uma mulher sofrendo violência.

A última década também proporcionou outras conquistas. Passos fundamentais foram dados enquanto pudemos contar com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com organizações feministas e de mulheres implementou a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, criou a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), implementado em 2005. Também foi criado o Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do campo, da floresta e das águas, constituído pela sociedade civil e por representantes do governo. O programa Mulher, Viver sem Violência, de 2013, e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.10 de 2015), são resultados desencadeados para o enfrentamento à violência contra as mulheres do campo, floresta e águas – lutamos pela continuidade de todos esses avanços. E ainda, não podemos esquecer da Casa da Mulher Brasileira que, embora está no início da implementação, é outro instrumento que vem dando grandes resultados onde o mesmo já se realizou, com ação exemplar da casa de Campo Grande (MS), na implementação e aplicação da Lei Maria Penha, e que precisa continuar sendo implementada nos estados. Afinal, apenas em três estados foram concluídas, restando ainda 24 a serem concluídos os processos.

Com essas iniciativas implementadas pela SPM, foi dada visibilidade à violência que, até pouco tempo, estava trancafiada nos porões do silêncio, imposto pela cultura patriarcal e machista, sofrida pelas mulheres ao longo dos séculos, e que pela Lei Maria da Penha vem sendo combatida, possibilitando que as vítimas de violência possam ter dignidade e ficar livres de seus agressores.

No entanto, seguimos nos perguntando o que passará agora com todas estas políticas conquistadas pelas mulheres, num momento em que o Brasil sofre um golpe de Estado, e retrocedemos em tudo o que conquistamos, principalmente com a extinção de todos os espaços e políticas que vinham sendo implementadas.

A Lei não é efetivada na sua integralidade quando as Medidas Protetivas, na sua maioria, são arquivadas, revogadas ou extintas, o que colabora para aumentar o descrédito das mulheres na justiça e por consequência na LMP e as mulheres não voltam mais para fazer a denúncia. Apesar da Lei Maria da Penha ser uma das legislações mais conhecidas, principalmente pelas mulheres, a fragilidade da LMP está no sistema de justiça que se quer nesses 10 anos conseguiu alcançar o raciocínio da Lei, mulheres são revitimizadas, negligenciadas no País inteiro por não haver por parte da maioria dos órgãos do sistema de justiça a compreensão do fenômeno da violência de gênero, do feminicídio e do respeito aos direitos humanos das mulheres.

A luta pela criação da LMP foi fruto da luta das mulheres e a mudança no tratamento da violência contra a mulher surgiu da pressão feminista e porque o conteúdo dessa Lei e a sua relevância social são amplamente reconhecidos pelo movimento de mulheres e organizações feministas, essa é a razão pela qual a Lei Maria da Penha é considerada uma das melhores legislações de mundo. Por isso, não aceitamos nenhuma mudança na Lei sem que as mulheres sejam ouvidas. Dizemos NÃO ao Projeto de Lei - PLC 07\2016 que tramita no Senado Federal que altera a LMP.

“Não queremos que a violência contra a mulher passe a ser responsabilidade da delegacias comuns. Nossa maior conquista é exatamente ter espaços específicos e com outras condições, e sensibilidade à violência contra mulher. Seguir o rito comum nas delegacias como propõe o PL é um retrocesso!!!!! Queremos sim o aumento das delegacias da Mulher, DEAM e a estruturação das mesmas. É preciso que a DEAM esteja em todos os municípios. Que as mesmas possam estar interligadas com a ação das unidades móveis de enfrentamento à violência contra mulheres do campo, da floresta e das águas, só assim daremos visibilidade a situação de violência enfrentada pelas mulheres rurais”, destacou a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas.

As margaridas não se calarão, jamais!!!

Fontes : - Pesquisa avalia a efetividade da lei Maria da Penha em 04/03/2015. - Nota pública pelos 10 anos da Lei Maria da Penha: em defesa da lei e da institucionalização das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. 04.08.2016. - Nota publicada pela CUT. Agosto de 2016. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico