Sílvio Mendes destacou a importância do investimento da Prefeitura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário na melhoria da qualidade de vida do homem do campo: "Investimos quase R$ 900 mil somente nesses veículos, para que o trabalhador rural possa aumentar sua lucratividade e renda. Ele não terá mais que utilizar sempre a enxada no preparo de solos para plantio", afirmou, acrescentando que parte dos transportes será utilizada também para que haja um maior dinamismo na condução de esterco às hortas comunitárias, e de material para a recuperação de estradas da zona rural.
O prefeito ressaltou, ainda, a importância do projeto Universidade do Campo para as comunidades rurais: "Não podemos, apenas, oferecer maquinário para que os trabalhadores tenham um melhor desempenho nas suas atividades. É obrigação do poder público, seja de qual esfera for, ter sensibilidade e disponibilizar capacitação, assistência técnica, conhecimentos acadêmicos para que eles possam melhorar a produção, ter alternativas de trabalho e não sejam tentados a vir para a zona urbana", enfatizou.
Raimundo Violeiro, morador da localidade Santa Teresa, foi um dos trabalhadores rurais beneficiados com o projeto Universidade do Campo. Ele falou da emoção de receber o seu primeiro certificado. "Participei do primeiro (eletricista) e já estou no segundo curso (inclusão digital) do projeto em nossa comunidade. Essa tem sido uma grande oportunidade que a Prefeitura está nos dando, já não teremos que pagar para fazer serviços básicos. São 111 pessoas beneficiadas, uma benção de Deus", relatou.
Assinatura de convênio
Durante a solenidade, além de apresentações com o grupo Casca Verde e os repentistas Marcos e Raimundo Violeiro, expressões artísticas da zona rural, houve, também, a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Banco do Nordeste, intitulado "Para execução de programas conjuntos de assessoria empresarial e técnica e acompanhamento do cliente com empreendimentos financiados pelo BNB nos setores rural e agro-industrial".
Agostinho Neto, superintendente do Banco do Nordeste no Estado do Piauí, frisou a grandeza de mais uma parceria com a Prefeitura para a melhoria dos serviços prestados às comunidades rurais. "Sem essa parceria, que só nos faz crescer, não teríamos um rendimento tão significativo nas operações, em especial as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)", finalizou.