Teve início esta manhã, 12 de novembro de 2012, em Caxias do Sul/RS, a XVIII Sessão da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do MERCOSUL – REAF, momento sob Coordenação Pró-Tempore do MERCOSUL a cargo do Governo Brasileiro.
A primeira agenda do programa oficial é o Seminário “Estatísticas Agropecuárias e Perspectivas de Gênero”. A referida atividade é resultado das demandas do Grupo de Trabalho de Gênero da REAF, e é realizado em parceria com a FAO, a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina) e o IBGE. As estatísticas buscam dar visibilidade à real participação das mulheres rurais no âmbito da América Latina no direito à titularidade da terra, na realização do trabalho, e na tomada de decisão na propriedade.
Em representação da Secretaria de Políticas para as Mulheres Rurais do governo brasileiro participa Raimunda Celestina. “Este seminário é um avanço para os governos e para o conjunto das organizações, e demonstra o quanto é importante este debate que estamos fazendo sobre as Estatísticas Rurais a medida que inclui e dá visibilidade ao trabalho das mulheres rurais”, ressalta Raimundinha.
Para Alessandra Lunas, secretária geral da COPROFAM e vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, “os resultados destas estatísticas têm dupla importância, uma delas é proporcionar instrumentos concretos para os diálogos com os governos na América Latina com relação à necessidade de efetivar políticas públicas que contemplem a realidade das mulheres. Por outro lado, nos mostra, como organizações da sociedade civil, o grande desafio que ainda temos de enfrentar na luta pela igualdade entre homens e mulheres”.
SOCIEDADE CIVIL Aconteceu neste domingo (11 de novembro) a reunião da Sociedade Civil, prévia à abertura oficial da XVIII REAF MERCOSUL. Cerca de 70 participantes de vários países estiveram presentes. Os debates se concentraram em torno do estabelecimento de estratégias conjuntas de incidência nos trabalhos oficiais, informe sobre o estado atual da Campanha do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 e propostas de ação para o fortalecimento da campanha mundial, estabelecimento dos Comitês Nacionais, bem como um balanço das conquistas obtidas no âmbito da REAF e os desafios a serem enfrentados a curto, médio e longo prazos dentro das organizações, nos âmbitos nacional, regional e internacional.
Acesse no link abaixo a programação da XVIII Sessão da REAF.
arquivos/portal/XVIII REAF Agenda_30_10_12.pdf FONTE: Alessandra Lunas - CONTAG