O governador Wellington Dias (PT) fará corpo-a-corpo com a bancada piauiense nesta terça-feira, em Brasília, para pedir apoio à proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) até 2011. Wellington Dias é um dos articuladores do governo para convencer os parlamentares do Nordeste a votarem a favor da CPMF.
A argumentação do governador é que a não aprovação da CPMF vai prejudicar o programa Bolsa Família e as fontes de renda para o trabalhador rural. Wellington Dias ressalta que com a CPMF, o governo irá ampliar os recursos para a saúde. "A meta é ampliar em R$ 24 bilhões a mais até 2011 para a saúde", afirmou.
Wellington Dias acredita na provação do CPMF e que o País não pode abrir mão desse recurso da noite para o dia. A previsão é que o plenário do Senado vote amanhã a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a cobrança da CPMF. "Temos 100% do apoio dos governadores do Nordeste, tanto da base de governo como da oposição", afirmou o governador.
A votação, prevista inicialmente para a última quinta-feira, foi adiada pela base governista. Oficialmente, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a votação precisava ser adiada por falta de quórum no plenário.
Nos bastidores do Senado Federal, a contagem do governo é que falta cerca de 10 votos para conseguir aprovar a Contribuição Provisória.
Veja como votam os senadores do Piauí
Heráclito Fortes (DEM) - contra a CPMF
Mão Santa (PMDB) - contra a CPMF
João Vicente Claudino (PTB) - a favor da CPMF
Por Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com FONTE: Cidade Verde ? PI