Desde a última segunda-feira a Voz da Contagdivulga trechos do programa de rádio Vozes da Liberdade, produzido pela organização não governamental Repórter Brasil, que trata de trabalho escravo e mostra como o trabalhador pode se proteger disso. O objetivo da parceria é ampliar a divulgação do combate ao trabalho escravo e de todas as formas de violação dos direitos humanos.
Assim como a Contag, a Repórter Brasil é membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). O coordenador da ONG, Leonardo Sakamoto, avalia positivamente a parceria. "A Contag é uma entidade incansável na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais do Brasil e muitos direitos adquiridos desses trabalhadores se devem à participação da confederação nesses processos. Tanto nas esferas políticas quanto na base, com os agricultores", explicou.
O secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag, Antônio Lucas Filho, acredita que a parceria dará maior visibilidade às ações de combate ao trabalho degradante. "A Repórter Brasil tem feito um trabalho importante de divulgação dos casos e tudo que acontece tanto no Judiciário quanto a respeito de fiscalização e libertação do trabalhador. É importante que a sociedade conheça isso", defende.
Um dos projetos da Repórter Brasil é o Escravo, Nem Pensar. Por meio da educação e da comunicação comunitária, o projeto pretende diminuir o número de adolescentes aliciados para o trabalho escravo. Leonardo Sakamoto, que é jornalista e cientista político, foi um dos vencedores do Prêmio Combate ao Trabalho Escravo 2006, promovido pela Organização Internacional do Trabalho. O programa Vozes da Liberdade é produzido pelo jornalista Iberê Tenório e conta com a parceria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do governo federal.
Fonte:Fátima EmediatoAgência Contag de Notícias