Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VISITA A PARANAGUÁ TROUXE OTIMI
Visita a Paranaguá trouxe otimismo aos mato-grossenses
WhatsApp

17 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
visita a paranaguá trouxe otimi

MARCONDES MACIEL

Da Reportagem

A visita dos parlamentares e empresários mato-grossenses ao Porto de Paranaguá e à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, nos dias 15 e 16 deste mês, foi considerada um passo importante na viabilização da construção do poliduto para Mato Grosso.

A construção de um poliduto para transportar o álcool e o biodiesel de Mato Grosso aos centros consumidores está em análise pela Transpetro, subsidiária da holding Petrobras, e leva em conta duas alternativas para a região. A primeira prevê a construção de um ramal do alcoolduto a partir do terminal de Senador Canedo (GO) até Paulínia (SP), e o segundo ligando Cuiabá a Paranaguá (PR), a partir da interligação do trecho entre Campo Grande (MS) e Nova Olímpia (MT).

Este último é o mais recente e prevê a construção de 1,61 mil quilômetros - passando por Londrina (PR), Presidente Epitácio (SP), Campo Grande, Rondonópolis e Cuiabá - com o objetivo de facilitar o escoamento da produção de etanol da região Centro-Oeste e atender o crescimento das encomendas à indústria de base da região Centro-Sul do país.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado (Sindálcool), Jorge dos Santos, essas duas opções estão sendo estudadas pela Transpetro. "A subsidiária está analisando a melhor alternativa econômica para definir o trajeto ideal para Mato Grosso", confirmou Santos após retornar de uma viagem ao porto de Paranaguá (PR).

Ele esteve visitando o porto e a empresa Repar para conhecer a infra-estrutura portuária e de embarque visando a construção do poliduto. "A Repar está em processo de expansão e atua nas regiões Sul e Sudeste. A empresa quer levar óleo diesel para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e buscar álcool e biodiesel através de dutos", informou.

Santos visitou o porto de Paranaguá em companhia de representantes do governo do Estado e da Assembléia Legislativa e retornou animado. Segundo o deputado Carlos Avalone, que organizou a comitiva, a viabilização do poliduto é essencial para o momento econômico que o Estado está passando. "Com este investimento, diminuiremos o chamado 'custo Mato Grosso', com redução dos valores de diesel e gasolina, e também com a redução do custo de escoamento da produção sucroalcooleira", avalia. Estudos da Transpetro apontam para uma redução de custos com transporte do diesel, por exemplo, de 25%".

"Eles nos informaram que o porto vai inaugurar no próximo dia 23 um terminal de combustíveis moderno e, em janeiro de 2008, começam a construir de mais dois piers para recepção de mais quatro navios", aponta Santos.

Segundo ele, os diretores do porto manifestaram interesse pela inclusão de Mato Grosso no projeto do poliduto. "Estamos conhecendo as opções para avaliarmos o que é melhor também para nós", informou o diretor do Sindálcool.

Ele acredita que uma vez definida a inclusão de Mato Grosso, muitas empresas começarão a investir na construção de usinas, já no próximo ano. "Temos de começar a construir no próximo ano para estarmos com as usinas funcionando em 2011 ou 2012".

Ele anunciou que nos próximos dias será realizada uma nova reunião com a Diretoria de Comercialização da Petrobras para discutir os melhores encaminhamentos em função dos mercados a serem atendidos. "Tudo isso passa pela construção de novas usinas em Mato Grosso. Estamos discutindo o volume mínimo de produção que a Petrobras exige para viabilizarmos novas indústrias e a inserção definitiva de Mato Grosso neste projeto", afirmou Jorge dos Santos.

A Transpetro divulgou há duas semanas que está realizando estudos para a extensão de um ramal do poliduto até Mato Grosso, porém a construção da obra depende da quantidade de álcool e biodiesel que o Estado irá produzir nos próximos anos, o que implica em um aumento de 150% na produção. Atualmente, o Estado produz apenas 800 milhões de litros de álcool, quando a quantidade mínima para viabilizar a implantação do poliduto seria de pelo menos 2 bilhões de litros. FONTE: Diário de Cuiabá ? MT



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico