O vice-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Roberto Kiel, estará em Belo Horizonte nesta quarta-feira, para audiência com os manifestantes do Movimento dos Sem-Terra (MST). O objetivo do encontro é chegar a um consenso para que os cerca de 500 trabalhadores rurais desocupem o prédio da superintendência do órgão na capital mineira.
O vice-presidente do Incra se reúne com os integrantes do MST às 8h30 desta quarta-feira. Os trabalhadores rurais invadiram o prédio como forma de protestar contra a política do governo para o agronegócio, e se recusaram a deixar o local mesmo com o mandado de desocupação expedido pela Justiça, na noite dessa segunda-feira. A sede do órgão em BH está fechada e sem expediente, desde o começo da invasão.
Nesta terça-feira, os trabalhadores passaram o dia no prédio fazendo debates sobre a situação da reforma agrária no estado e no Brasil, contando com a presença de parceiros e amigos. Policiais militares e federais e soldados do Corpo de Bombeiros foram acionados e cercaram o prédio pela manhã, em uma tentativa de cumprir a decisão da Justiça.
Entretanto, os trabalhadores se mostraram irredutíveis em não deixar o prédio do Incra. O clima chegou a ficar tenso depois que um veículo do órgão foi virado, na porta da sede, por manifestantes. O grupo exigiu a presença de algum representante do Incra nacional, pelo fato de não aceitar negociar com a superintendência estadual. Eles alegam que a mesma não atendeu as solicitações dos trabalhadores rurais, durante ocupação da fazenda Corrente, no Norte de Minas, no último dia 17. FONTE: Portal UAI - O Estado de Minas - 29/04/2008 - 17h17