Mais de 370 delegados de 80 países analisam em Genebra, na Suíça, o presente e o futuro da agroalimentação e dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras no mundo. O vice-presidente da Contag, Alberto Broch, representa a Confederação no Congresso. Ontem (21) ele foi eleito integrante do Comitê Executivo Mundial da UITA.
Na ocasião, falou sobre a necessidade de fortalecer e intensificar a luta pela reforma agrária, ao mesmo tempo em que trabalhadores e trabalhadoras desenvolvem ações de defesa e fortalecimento da agricultura familiar, da preservação ambiental, do combate à violência e à impunidade no campo. Ele enfatiza que todas as lutas e bandeiras estão profundamente ligadas às condições dignas de trabalho no meio rural.
Em se tratando de violência no campo, Broch agradeceu a solidariedade da Uita e da organização Lo-Tco, da Suécia, por apoiar a Campanha Contra a Violência no Campo no Brasil. "A campanha deu visibilidade internacional aos problemas enfrentados por nossos dirigentes sindicais, pelas organizações campesinas e de direitos humanos, que denunciam o avanço irresponsável do modelo de produção que impera atualmente", concluiu o vice-presidente da Contag.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UITA