A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura – FETAG-PI realiza seu 6º Congresso nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções Atlantic City, zona leste de Teresina. Segundo Elisângela Moura, secretária de Finanças da FETAG-PI, o congresso das trabalhadoras e trabalhadores rurais se propõe fazer importante discussão sobre a Contextualização dos Impactos do Avanço do Capitalismo no Campo; O Sindicalismo, mas também a respeito do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Documento Base Elisangêla argumenta que delegadas e delegados dispõem de documento base norteador dos debates e afirma que o mesmo foi discutido exaustivamente por todos os sindicatos da federação, mas, sobretudo enriquecido com opiniões dos sindicalistas obtidas nas atividades ocorridas durante o processo de organização do evento.
As discussões dos eixos acontecem em grupos de trabalho onde delegadas e delegados têm a oportunidade de fazer leituras e debates de todo o documento base e das propostas de alterações resultantes das assembleias gerais dos sindicatos e enviadas ao sexto congresso.
Lutas e Conquistas Anfrísio Neto, secretário geral, fala da história da FETAG-PI dizendo que “é marcada por muitas lutas como a da reforma agrária, do apoio e fortalecimento da agricultura familiar, contra a degradação do meio ambiente, entre outras, mas também abalizada pelas várias conquistas como a do crédito fundiário, do seguro safra, a Marcha das Margaridas, o Grito da Terra Brasil e o Festival da Juventude”, argumenta, orgulhosamente, o sindicalista.
Mulheres no Poder “Hoje, mais de 50% dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Piauí são dirigidos de forma competente por mulheres”, diz o diretor, Anfrísio. Ele acrescenta: “é certo que neste ano de 2014, pela primeira vez na história do movimento sindical rural, se terá uma mulher na presidência dessa importante e respeitada FETAG-PI.
Sobre o sexto congresso estadual da entidade, Anfrísio comenta que o processo iniciou em junho de 2013 nas instâncias de direção e do conselho da Federação. Nesse período, apenas uma chapa solicitou inscrição junto à comissão eleitoral.
Esse evento contará com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG, Alberto Broch, da secretária nacional de Jovens, Mazé Morais, do cientista político, Kleber de Deus, além de autoridades políticas, técnicos e colaboradores.
876 Delegados e Delegadas Este Congresso Estadual terá 876 delegadas e delegados. Destes, 495 são mulheres e 381 são homens. O evento abordará o tema: “mulheres e homens do campo fortalecendo o movimento sindical pela valorização da agricultura familiar”.
O último dia do evento será marcado pela plenária final de discussão e aprovação da ação programática e da eleição da nova diretoria da entidade.
FONTE: Isadora Cortez