Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
VEREADOR DE BRASILÂNDIA PEDE AO
Vereador de Brasilândia pede ao INCRA proteção ao Assentamento Avaré
WhatsApp

17 de Outubro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
vereador de brasilândia pede ao

17 de Outubro de 2007 - 15:40

O Assentamento Avaré, do município de Santa Rita do Pardo, no Mato Grosso do Sul, foi motivo de amplo debate na Câmara Municipal de Brasilândia, no dia 15 de outubro último, ocasião em que o Vereador Carlito Dutra, fez acalorado discurso pedindo proteção às famílias brasilandenses que lá vivem e se encontram em dificuldades.

O pedido do Vereador foi dirigido ao Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA, Sr. Rolf Hackbart, oportunidade em que fez graves denúncias sobre o que vem ocorrendo no assentamento.

"Com essa denúncia" explica o Vereador, "buscamos sensibilizar o órgão governamental no sentido de minimizar os problemas que tem se abatido sobre muitos projetos de assentamentos, entre eles o do Avaré, do município de Santa Rita do Pardo-MS, que passa por sérias dificuldades de ordem interna e assistencial", explica.

A preocupação do Vereador é pelo fato de que "o Assentamento Avaré está composto de cerca de 148 famílias todas oriundas de Brasilândia-MS, e que vivem no município de Santa Rita do Pardo. São todos munícipes, pequenos agricultores familiares que foram levados para lá depois de permanecerem por três anos acampados na margem da rodovia MS-395, a 1 km do perímetro urbano do município de Brasilândia-MS".

"Esses agricultores que ainda estão vinculados por laços afetivos e de cidadania com o município de Brasilândia, vêm, através dessa Casa Legislativa, e deste Vereador, expressar o seu grito de socorro, esperançosos todos de alguma solidariedade da parte do órgão INCRA", disse na Tribuna.

O Vereador denunciou também que os 419 lotes distribuídos por intermédio da Fetagri, Cut e Sintraf, estão sem rede de energia elétrica. A Enersul, segundo o Vereador, "inexplicavelmente não proporcionou o acesso dessa gente excluída ao Programa Luz para Todos, proposto pelo Presidente Lula", indigna-se o Vereador que há 20 anos atrás, foi um dos fundadores do PT em Brasilândia.

Carlito diz que aqueles que optaram pela instalação de motor movido à óleo diesel, ligados a Cut, estes já dispõe de energia elétrica, "mas o restante das famílias ainda não dispõe de energia elétrica, e em conseqüência disso, não têm água. Os poços semi-artesianos construídos estão abandonados pois não há energia para tocar as bombas. As caixas d´águas estão lá como monumentos solitários a espera de alguma ajuda que venha do alto", reclama o Vereador.

O Vereador queixou-se ao Presidente do INCRA também sobre a moradia dos assentados que estava prevista a sua construção tão logo os R$ 700,00 fosse entregue por cada assentado. "Acontece que até hoje, a AGEHAB ainda não se posicionou sobre o assunto. As famílias ainda continuam residindo em barracos de lona, como no tempo dos acampamentos de sem-terra".

A denúncia do Vereador diz mais: "chegou informação até nós, da existência de pseudolíderes que agem dentro do Assentamento e que mais atrapalham do que ajudam. Supostos representantes de sindicatos e federações que se transformaram em agenciadores e corretores de lotes. Vendem lote na maior cara de pau".

Mas o Vereador teme pelos assentados. Porque "sobre isso é proibido falar". Nessa hora as provas somem. Os assentados desconversam, pois "eles temem represálias dessas chamadas lideranças que se consideram intocáveis, "amigas" dos "home", e donas de grupos de assentados, que põem e dispõem ao peso do valor ofertado", escreve o Vereador ao Presidente do INCRA.

A recente agressão contra dois funcionários do INCRA, segundo ele, "é outro caso que merece o repúdio de todos. Segundo informações, um suposto líder que agia dentro do Assentamento Avaré, teria agredido uma funcionária do INCRA". O Vereador considera o fato da maior gravidade, "pois, as informações que se tem é que a funcionária, fazia um excelente trabalho junto aos assentados". "Fala-se, inclusive da arregimentação de uma lista de abaixo assinado pedindo justamente a volta da funcionária que é muito querida pelas famílias do lugar", explica.

O Vereador encerra suas palavras na Tribuna da Câmara Municipal de Brasilândia, solicitando ao Presidente do INCRA, "que o clamor dos trabalhadores rurais ex-sem terras seja ouvido e atendido, e para que seja instaurada uma sindicância interna ou algo semelhante para avaliar melhor a conduta desses pseudolíderes que, na maioria das vezes, buscam, mais do que se locupletarem, buscam denegrir e desacreditar a luta pela Reforma Agrária, como instrumento e prática da justiça social no campo", conclui o Vereador que também é advogado popular em Brasilândia. FONTE: Agora MS ? MS



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico