Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
5ª MARCHA DAS MARGARIDAS
Vamos dialogar sobre os Eixos da Pauta da 5ª Marcha das Margaridas? Eixo 1 - Soberania e Segurança Alimentar
WhatsApp

06 de Julho de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
5ª marcha das margaridas

A pauta da 5ª Marcha das Margaridas está dividida em oito eixos:

EIXO I - SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR

EIXO II - TERRA, ÁGUA E AGROECOLOGIA

EIXO III - SOCIOBIODIVERSIDADE E ACESSO A BENS NATURAIS

EIXO IV - AUTONOMIA ECONÔMICA, TRABALHO E RENDA

EIXO V - EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA, EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE

EIXO VI - VIOLÊNCIA SEXISTA

EIXO VII - DIREITO À SAÚDE E SAÚDE REPRODUTIVA

EIXO VIII - DEMOCRACIA, PODER E PARTICIPAÇÃO

A partir de hoje vamos falar sobre cada um deles, para que você conheça melhor os temas pelos quais o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais está lutando para melhorar a vida de nossas mulheres do campo, da floresta e das águas.

Soberania e Segurança Alimentar

A soberania e a segurança alimentar são objetivos centrais da luta do MSTTR e, dessa maneira, também da luta das mulheres trabalhadoras rurais, que têm um papel fundamental na conquista desse direito.

O conceito de soberania alimentar foi construído com a ajuda da sociedade civil e quer dizer a garantia do direito de todas(os) ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

A soberania alimentar refere-se ao direito e autonomia dos povos e nações de defender sua cultura alimentar e decidir sobre as formas de produção, distribuição e consumo de alimentos, mantendo o respeito às culturas e à diversidade dos modos camponeses, pesqueiros, quilombolas e indígenas de produção agropecuária, de comercialização e de gestão dos espaços rurais.

Modelos de desenvolvimento em disputa

São as unidades produtivas familiares que têm a capacidade de promover a soberania e a segurança alimentar dos povos, graças às suas muitas funções, tamanhos, formas de organização da produção e de trabalho. São elas que podem assegurar a produção com preservação da biodiversidade e reproduzirem a dinâmica da vida no campo.

Por mais que o agronegócio se diga capaz de responder pela demanda de alimentos no mundo, o seu modelo produtivo é totalmente incompatível com os princípios da soberania e segurança alimentar, pois se baseia na produção de monoculturas competitivas no mercado internacional e na exploração do trabalho e do meio ambiente, com a finalidade exclusiva de obter lucro, sem qualquer compromisso com o bem estar coletivo, a saúde, o meio ambiente e outros objetivos estratégicos da nação.

O domínio de grandes grupos empresariais nacionais e internacionais sobre o mercado acabam com a diversidade dos costumes alimentares e dos modos produtivos, além de promover a elevação indiscriminada dos preços dos produtos. O modelo do agronegócio também torna mais lucrativo produzir matérias primas para agrocombustíveis em vez de alimentos.

Por isso, precisamos pressionar o Estado e governos (federal, estaduais e municipais) para que invistam na realização da reforma agrária, fortaleçam a agricultura familiar, assegurem direitos territoriais e a não estrangeirização das terras brasileiras, mediante a transição e o fortalecimento de sistemas produtivos sustentáveis que garantam renda e qualidade de vida para as famílias e comunidades, vinculadas a estratégias que consolidem o desenvolvimento sustentável e solidário.

Existem proposições no Congresso Nacional que, se aprovadas, serão passos importantes para a consolidação da soberania alimentar no Brasil. Veja a seguir:

(Senado Federal) Aprovar PLC 55/2007 que “Altera dispositivos da Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.”

O projeto busca atualizar os valores das multas da lei de 1989, hoje defasados, e aumentar a sanções impostas aos infratores com a finalidade de inibir a prática de atos ilícitos na experimentação, na produção, na embalagem e rotulagem, no transporte, no armazenamento, na comercialização, na propaganda comercial e na utilização.

(Câmara dos Deputados) Aprovar PL 52/2011 que “Institui o Sistema Nacional de Certificação da Produção da Agricultura Familiar e cria o Selo da Produção da Agricultura Familiar.”

É importante que se estabeleça uma marca identificadora da produção da agricultura familiar, da mesma forma como são reconhecidos hoje, por exemplo, os orgânicos. A medida servirá para destacar esses produtos nos locais de comercialização, estimular sua aquisição e transmitir credibilidade ao consumidor.

(Senado Federal) Aprovar o PLS 258/2010 que Institui a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural (PNDBR).

A proposição é originária de uma construção do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) para estabelecer princípios, diretrizes e objetivos da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), pela qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará o Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural (PNDBR), programas e ações visando assegurar o direito humano ao desenvolvimento sustentável nas áreas rurais do País. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico