São João do Jaguaribe. Pelo menos dez comunidades que, neste período invernoso, temiam ficar novamente ilhadas pelas águas do Rio Jaguaribe foram contempladas com a construção de uma Passagem Molhada, ligando ao Centro de São João do Jaguaribe. A ponte ainda permitirá a passagem do transporte escolar das comunidades até o Centro. Além de canal de transporte, a estrutura já dá suporte ao balneário para o Carnaval que se aproxima. Ficam à margem esquerda do Rio Jaguaribe e foram beneficiadas com a obra cerca de 2.500 famílias das comunidades de Angicos, Garça, Raposo, Carnaubal, Pinto, Cocos, São José, Bom Jesus, Várzea Alegre e Limoeiro Queimado.
Além de elevar o nível de travessia, em relação ao rio, a ponte também estará habilitada para permitir o tráfego de caminhões carregados.
Construídas em maior número nos últimos anos nas depressões sertanejas do Interior, as passagens molhadas não chegam a ser chamadas de ponte propriamente dita - estas, normalmente mais onerosas, são construídas bem acima da superfície de terra ou de água. Mas têm sido importante saída para comunidades próximas aos rios, riachos e lagos que, justamente no período de chuvas mais rigorosas, vêem-se ilhados e obrigados a transladarem-se por meio de canoas, geralmente inseguras e sem autorização para funcionamento.
A obra foi inaugurada no último domingo pela comunidade local. Com aproximadamente 200 metros de construção civil dividindo as águas do Jaguaribe, a passagem molhada foi bancada com recursos federais e municipais. Da união, foram repassados, por meio de emenda parlamentar do deputado Ariosto Holanda, R$ 350 mil, ficando o município responsável pelo repasse de R$ 79 mil e a parte logística de construção da obra.
As atividades da Construtora Apoio Engenharia e Construções estiveram paralisadas por alguns meses, mas o trabalho foi retomado de forma acelerada, de modo a ser concluído antes que iniciassem o inverno e os antigos transtornos da população, que precisaria das canoas. Com a proximidade do Carnaval, os moradores já se deslocam até o local para tomar banho nas águas do rio, a partir de agora um ponto de lazer para a população.
A passagem construída entre sede e comunidades permite, a partir de agora, que os estudantes possam ser levados, no transporte escolar, para casa e escola, já que a antiga ponte alternativa, de madeira e terra, não suportava o veículo, deixando as crianças no meio do caminho até a escola.
Conforme o prefeito de São João do Jaguaribe, Acácio Chaves, a obra tem um efeito social, econômico e histórico, já que era uma antiga reivindicação da população.
Enquete
Obra traz benefícios essenciais para comunidade
Júlio Verner
Militar aposentado
"Um aspecto importante dessa passagem é que as crianças não ficarão mais no meio do caminho até as escolas."
Acácio Chaves
Prefeito de S. J. do Jaguaribe
"Agora os moradores da margem esquerda do Jaguaribe não precisarão mais andar de canoa assim que começarem as chuvas."
Verônica Gomes
Dona-de-casa
"Foi uma conquista importante da comunidade, mas é preciso que outras ações sejam feitas para as famílias da zona rural."
Melquíades Júnior
Colaborador FONTE: Diário do Nordeste ? CE