Brasília - Sob liderança de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um grupo de garimpeiros invadiu hoje (13) a estrada de ferro Carajás, operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em Parauapebas, Pará.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Vale, dois funcionários da empresa foram mantidos reféns no acampamento montado pelo MST, por cerca de uma hora. O acampamento está localizado a 70 metros da ferrovia, e permanece no mesmo lugar desde de abril deste ano, quando os integrantes dos sem terras fizeram a ocupação da área, durante o movimento "abril vermelho".
Em nota, a Vale divulgou que o protesto é pelo fato de não ter sido dada seqüência às reuniões acertadas com os governos federal e estadual, para atendimento de suas revindicações. Segundo a nota, "a empresa está sendo usada para chamar a atenção dos governantes, numa disputa que não lhe diz respeito".
Até o fechamento desta matéria não foram localizados representantes do MST para dar a sua versão dos fatos. FONTE: Agência Brasil/Radiobrás 13/05/2008 22h00