Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENCONTRO UNITÁRIO
Unidos pela reforma agrária e por um novo modelo de desenvolvimento para o país
WhatsApp

21 de Agosto de 2012


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
encontro unitário

As organizações sociais do campo que lutam pela reforma agrária e por um novo modelo de desenvolvimento para o país realizaram na manhã desta segunda (20) a abertura do Encontro Nacional Unitário dos Trabalhadores (as), Povos do Campo, da Águas e das Florestas, no Parque da cidade em Brasília, com mais de cinco mil delegados (as) sindicais de todo o Brasil, com saudações de representantes dos diversos movimentos (CNBB, APIB, CONTAG, CONAC, CIMI – FETRAF, MPA, MAB, MMC, MST, CPT, CUT e MCP), apresentação de uma mística de acolhimento e fala de um camponês, ambos afirmando a unidade e resgatando o espírito do 1º Congresso Camponês (1961). Na ocasião Manoel da Conceição, líder das lutas camponesas e dos direitos humanos e que já foi preso, torturado, exilado e vítima de inúmeros atentados na luta contra o latifúndio, recebeu uma homenagem especial.

Ainda no período da manhã os movimentos sociais do campo realizaram uma coletiva de imprensa sobre o encontro unitário, respondendo a perguntas dos jornalistas das mídias impressas e eletrônica dos principais veículos de comunicação do país pelos representantes da Via Campesina, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), do Movimento Indígena e Quilombola, falando sobre a importância e os objetivos em torno desse encontro que reúne todos os movimentos sociais e entidades do meio rural. “Essa unidade significa o fortalecimento da agricultura familiar, no momento em que precisamos mostrar para a sociedade qual o modelo de desenvolvimento econômico proposto pelo mundo rural para o país”, analisa Willian Clementino, secretário de Política Agrária da CONTAG. Para João Pedro Stédile (Via Campesina / MST) a sociedade brasileira vem sendo sequestrada por um modelo de desenvolvimento agrícola predador da natureza: “O agronegócio é um modelo que agride o meio ambiente e que implica na exclusão dos trabalhadores do campo”, afirma. O representante do Movimento Indígena, Otoniel Ricardo (Guarani-Kaiowá), avalia que o momento atual é de muita dificuldade, quando o povo indígena é vítima de homicídio e da discriminação: “Estamos sendo massacrados e perseguidos. Cadê os nossos direitos constitucionais? Queremos respeito à nossa língua e à nossa cultura e ao nosso jeito de ser. Nossos antepassados foram mortos e nossas lideranças continuam sendo mortas”, denuncia. Denildo Rodrigues, coordenador nacional da CONAQ, registra que esse é um momento histórico: “A diversidade se mostra presente aqui, nesse encontro.

Esse espaço é unitário e é uma conquista que mostra que o movimento do campo está unido contra o modelo hegemônico capitalista”. Falando em nome da Fetraf, Elisângela Araújo (coordenadora geral) comenta a pluralidade dos movimentos sociais: “Estamos aqui em prol da agricultura familiar brasileira e demonstrando unidade em nome de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável”.

Para o período da tarde estão previstos a apresentação de um documento base (a ser analisado pelas lideranças), a manifestação de dirigentes das entidades e debates em plenária. À noite acontece a Plenária da Juventude do Campo e um momento cultural.

O encontro unitário tem por objetivo afirmar a luta dos povos e grupos sociais do campo e da floresta e dá início a um período de unidade dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. O Encontro Unitário nas redes sociais: Blog: encontrounitario.wordpress.com Facebook: www.facebook.com/encontrounitario Twitter: @unidadenocampo FONTE: Imprensa CONTAG - Maria do Carmo de Andrade Lima



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico