O programa Jovem Saber já conseguiu atingir cerca de 30 mil jovens de todo país, em seus oito anos de existência. O programa desenvolve um curso gratuito de educação à distancia (via internet), que conta com atividades presenciais e, nesse universo, chega a cerca de 51% de jovens do sexo feminino e a 49% do sexo masculino.
Atuando a partir de Grupos de Estudo formados por jovens, que são organizados na maioria das vezes por Sindicatos, Escolas, Associações, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Cooperativas e Universidades, o Programa Jovem Saber constitui uma grande rede de parceiros institucionais. Por outro lado, os grupos são monitorados pelas Secretarias e Coordenações de Jovens dos Sindicatos, Federações e CONTAG.
Dessa forma, até hoje foram criados 3.824 grupos de estudo em 3.727 municípios rurais. “Essa é a prova de que o Jovem Saber está, realmente, chegando à base sindical”, afirma Elenice Anastácio, secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da CONTAG. Mas, a dirigente sindical também faz uma reflexão crítica sobre a ação: “Nossa demanda não foi atendida, porque ainda existem milhares de jovens que precisam participar do programa”, contabiliza.
Quando analisa o número de jovens que já participaram do Jovem Saber, Elenice identifica que, na região Nordeste, o estado de Pernambuco conta com 4.599 jovens (o maior contingente) e que, na região Norte, o estado do Pará está com 1.777 jovens participantes do programa. Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso está com 620 jovens; na região Sudeste, Minas Gerais registra 1.010 jovens e, na região Sul, o Rio Grande do Sul está com 558 jovens. Atualmente, na turma do ano de 2012, o Jovem Saber está capacitando 820 jovens em 99 grupos de estudo. FONTE: Imprensa CONTAG