Os delegados e delegadas do 26º Congresso Mundial da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e Agricultura (UITA), realizado de 15 a 18 de maio, em Genebra, na Suíça, elegeram a nova coordenação da UITA. O atual presidente e secretário-geral foram reeleitos e a CONTAG, pela primeira vez, ocupa uma vaga no Comitê Administrativo. Antes, a confederação era suplente nesta instância e titular apenas no Conselho Executivo pela América Latina. O presidente Alberto Broch já representou a entidade nesta instância e a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas, deve assumir a função.
Cerca de 700 pessoas de todos os continentes participaram do congresso e protagonizaram debates intensos, principalmente sobre a crise econômica mundial, que afeta boa parte das nações representadas. Segundo Lunas, houve também uma análise da forma como as empresas estão tratando as demissões. “Foi um momento fundamental. Afinal, a UITA, com a força que ela tem e com a sua representação em todos os continentes, pode olhar e redimensionar forças inclusive de como enfrentar essa situação de maneira articulada, principalmente no sentido de garantir a defesa do emprego”, avalia a dirigente.
Durante a programação, a CONTAG teve a oportunidade de participar de uma reunião com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a campanha internacional de combate ao trabalho infantil. O Brasil sediará a próxima Conferência Internacional do Trabalho Infantil e um dos focos é essa prática na agricultura familiar. “Esse é um tema delicado quando olhamos para a realidade da agricultura familiar brasileira. Por isso, devemos debater essa questão com as nossas lideranças para definirmos o nosso posicionamento”, afirma Lunas.
O congresso teve como tema “Stop NesPressure” – Basta de Pressões, maltratos e não garantia de direitos dos trabalhadores. A CONTAG é filiada à UITA e foi representada por Alessandra Lunas e pelo secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi