Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
UE PODERÁ AVALIAR NÚMERO MAIOR
UE poderá avaliar número maior de fazendas brasileiras aptas a exportar carne
WhatsApp

07 de Fevereiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ue poderá avaliar número maior

Kelly Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O número de produtores de carne bovina a ser submetido à avaliação União Européia pode ser maior do que o anunciado até agora (683) pelo Ministério da Agricultura. Isso porque no dia 14 estará concluído o relatório individual sobre os Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e outras propriedades podem ser incluídas até essa data.

O Sisbov é o Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos e envolve um conjunto de procedimentos para caracterizar a origem, o estado sanitário, a produção e a segurança dos alimentos.

O relatório será entregue em reunião, em Bruxelas, no próximo dia 15, a representantes da União Européia. Na semana passada, o bloco anunciou a suspensão da importação de carne brasileira.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, a lista entregue à União Européia com cerca de 2,6 mil propriedades visitadas pelos técnicos era preliminar e ainda seria submetida à avaliação individual. Ele explicou que inicialmente o prazo para a análise da documentação de cada fazenda terminava em 15 de março, mas foi antecipado em um mês.

Segundo o secretário, na conferência dos dados das 2,6 mil fazendas visitadas os técnicos detectaram a falta de documentos, como notas fiscais e comprovação de movimentação de animais, por exemplo.

"No momento em que conferimos item por item, ainda faltavam documentos comprobatórios, pequenas não-conformidades ainda não resolvidas", disse o secretário. Segundo ele, até a próxima segunda-feira (11) os documentos pendentes ainda podem ser enviados ao ministério. "Novas inclusões [de propriedades aptas a exportar carne] ainda podem ser feitas até o dia 11", explicou.

O número de propriedades que o governo brasileiro pretende submeter à avaliação da União Européia é maior do que o definido no pedido dos países europeus (300). Para o secretário, a União Européia especificou esse número por acreditar que o Brasil não teria condições de auditar todas as fazendas.

"Com a estrutura que eles conheciam de reuniões e visitas anteriores e sabendo das não-conformidades, eles calculavam isso [que o Brasil não teria capacidade para fazer as auditorias]". Segundo ele, anteriormente, o número de fiscais chegava a cerca de 40 e atualmente é dez vezes maior. "O governo está confiante de que está apresentando uma lista auditada que realmente atende aos requisitos".

No dia 25 deste mês, os técnicos europeus vêm ao Brasil fazer visitas a essas propriedades. Segundo ele, os europeus devem fazer visitas "a um bom percentual de uma lista de 300 propriedades".

"Então é melhor fazer em cima de uma amostragem. Os achados deles comparados aos nossos é que vão definir os critérios daí para a frente", afirmou.

De acordo com o secretário, em um primeiro momento, se o mercado da União Européia for reaberto, somente as fazendas aprovadas poderão exportadas. "Mas logo haverá uma segunda, uma terceira, uma quarta lista até que se consiga, então, voltar à normalidade". FONTE: Agência Brasil ? DF 07/02/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico