Depois de três de dias de discussões, encerrou nesta sexta-feira (27), no Cesir, a reunião do Conselho Deliberativo da Contag. Segundo o secretário-geral da Confederação, Davi Wylkerson, temas como organização sindical, a realidade atual dos assalariados e assalariadas rurais e a questão da Previdência foram os mais importantes da reunião. "Precisamos nos preparar para enfrentar a organização das entidades paralelas. Para isso, precisamos estar organizados política e administrativamente", disse.
Durante a reunião, a coordenadora de Mulheres da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, apresentou os encaminhamentos da Marcha das Margaridas 2007 aos participantes e comentou a entrega da pauta de reivindicações ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Na ocasião, foram apresentados também os preparativos finais para a Plenária da Contag, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro.
Uma das decisões do Conselho Deliberativo foi a prorrogação do mandato de dois anos da Comissão Nacional de Ética. A comissão é formada por um dirigente de cada região do País, pelo secretário-geral David Wilkerson e pela coordenadora Nacional de Mulheres Carmen Foro. Os dirigentes ficam no cargo até a Plenária da Contag.
A Comissão Nacional de Ética recebe denúncias contra dirigentes da Contag e das federações. Para fazer a queixa, é necessário encaminhar ofício para a Confederação destinado à Comissão. "Ainda não recebemos nenhum caso. Esperamos que isso não seja necessário", ponderou Wylkerson. As denúncias contra os dirigentes de sindicatos devem ser encaminhadas às comissões estaduais.
Fonte: Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias