Os trabalhadores e trabalhadoras rurais interessados em fazer cursos técnicos de agropecuária, agroindústria ou aquicultura tem até 27 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições são feitas na Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag/PB), que temparceria com a UFPB. Para inscrever-se,é necessário apresentar formulário preenchido, duas fotografias 3x4 e cópias da certidão de nascimento ou casamento, da cédula de identidade e do histórico escolar.
A taxa de inscrição é R$ 5. A prova de seleção está marcada para o dia 20 de março, de 9h a 12h, no pavilhão de aulas do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade da universidade onde ocorre os cursos técnicos. O CAVN fica localizado no município de Bananeiras, a cerca de 140 km de João Pessoa.
Este ano, serão oferecidas 275 vagas, divididas para os três cursos. Os agricultores e agricultoras aprovados no processo seletivo não terão que pagar para cursar a especialização. A Fetag/PB também assume os gastos com estadia, alimentação e o material didático.
Os cursos técnicos serão oferecidos em três modalidades: Proeja, para os alunos acima de 18 anos e com apenas Ensino Fundamental completo; Regime Normal, para menores de 18 anos com Ensino Fundamental completo interessados em fazer Ensino Médio Técnico; e o Pós-médio, para os que concluíram o Ensino Médio e querem se profissionalizar.
O presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, explica que a parceria entre a Fetag/PB e a UFPB facilita a formação profissional dos agricultores familiares, o que gera inclusão social e resgate da cidadania. "Os cursos possibilitam à população do campo uma melhoria no nível de habilidade técnica associada com o saber popular".
Com informações da Fetag/PB FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias