Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
Trabalhadores rurais participam do Conselho Deliberativo e aprovam deliberações importantes para o 6º CETTR–PI
WhatsApp

01 de Julho de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
piauí

O Conselho Deliberativo da FETAG-PI, realizado nos dias 27 e 28 de junho, no CESIR da Federação, mais uma vez superou as expectativas da categoria. Participaram 119 STTRs e mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o estado. Além da prestação de contas (2012), foram deliberadas algumas proposições para o 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CETTR –PI), que acontecerá em fevereiro de 2014. Estiveram presentes a Diretoria Executiva da FETAG-PI e parceiros, como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), e Secretaria de Relações do Trabalho (SRT).

O vice-presidente da FETAG-PI, Antonio José da Rocha, explica que o MSTTR passa por um momento de construção da ação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). “Percebemos um amadurecimento dos sindicatos. Foram aprovados a prestação de contas, o relatório de atividades e o regimento interno. Neste Conselho, fizemos uma manutenção da nossa unidade, ampliando as discussões e avanço na paridade. Foi, sem dúvida, um momento de grande organização”, finaliza.

“Já o 6º CETTR –PI será um momento de renovação e de melhorar a vida dos trabalhadores. As dificuldades são grandes, mas certamente trará boas perspectivas para a categoria”, disse Francisca Silvana Monteiro, presidente interina do STTR de Teresina.

Raimundo José de Sousa, presidente do STTR de Tanque do Piauí, disse que o Conselho Deliberativo foi bem participativo. “Além da aprovação do regimento interno para o 6º CETTR –PI, os delegados serão eleitos nas assembleias nos seus sindicatos, diminuindo os custos para os sindicatos e a federação”, fala.

Elisângela Moura, secretária de Finanças da FETAG-PI, frisa que o Conselho também tem o papel de prestar contas. “Nós, da federação, estamos conscientes do nosso compromisso. Os sindicatos bastante participativos é uma resposta ao nosso trabalho junto à base. Para o 6º CETTR –PI, iremos trabalhar com o objetivo de que o momento eleitoral não venha prejudicar o momento político. Entendemos ainda como um grande avanço a deliberação da não realização de plenárias e, sim, de realizar assembleias nos sindicatos e eleger os delegados/as, de pelo menos um turno e discutir o documento base. Queremos contar com a participação de todos, pois a FETAG-PI precisa dos sindicatos e os sindicatos precisam da FETAG-PI”, relata.

O Conselho Deliberativo da FETAG-PI contou, ainda, com a presença da Drª Paula Mazulo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e de Margarida Alencar, da Superintendência Regional do Trabalho. “Viemos falar da importância dos sindicatos se manterem atualizados, e de darem mais importância às formalidades que são exigidas para exercer suas prerrogativas de sindicatos, pois é importante existir no mundo jurídico e cumprir as formalidade para a organização da categoria”, disseram. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Carolina Almeida



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico