A Fetase deu a largada, na última terça-feira (15), no 2º Congresso de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sergipe. O evento deve reunir 389 delegados de 62 STTRs de todo o estado.
O objetivo do encontro é avaliar a situação dos agricultores e agricultoras familiares frente à conjuntura política, social e econômica atual e traçar estratégias e metas do movimento sindical para os próximos quatro anos. Dentre os temas que serão debatidos estão: reforma agrária, trabalho assalariado, políticas públicas para o campo e uso de novas fontes de matriz energética (mamona, etanol, biodiesel), utilizadas de maneira consorciada com o produtor rural.
A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do governo federal e entidades parceiras. O presidente da Contag, Manoel dos Santos, a secretária de Organização e Formação Sindical, Raimunda de Mascena e o secretário-geral da Confederação, David Wylkerson, estiveram presentes.
A partir de hoje, eles participam de mesas redondas que vão discutir o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). O congresso prossegue até a sexta-feira (18), quando ocorre a eleição para a nova diretoria da Fetase.