Agricultores e agricultoras ligadas à Federação de Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI) fizeram um protesto no sábado passado (23) contra o projeto de criação do Parque Nacional Serra Vermelha, que terá cerca de 78 mil hectares de extensão, e englobará vários municípios da região dos cerrados, inclusive áreas atualmente ocupadas por milhares de famílias.
Os manifestantes alegaram que, caso seja criado um novo parque como os que já existem no estado, trabalhadoras e trabalhadores rurais serão obrigados a deixar suas terras e não terão como sobreviver. O governador do Piauí, Wellington Dias, foi ao local conversar com os manifestantes e disse que enquanto não forem implantados de forma definitiva os parques já criados, não apoiará a criação de nova área de preservação. O estado possui quatro parques que ocupam 1,3 milhão hectares, a exemplo do Parque Serra das Confusões.
"Para que um novo parque seja criado, o projeto deverá levar em consideração o programa de desenvolvimento do governo local", disse Dias. Segundo ele, está prevista para outubro a visita da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que as propostas de desenvolvimento do estado garantam além da preservação ambiental, a criação de emprego e renda para milhares de pessoas.
Emmanuelle Nunes