Cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocupam as ruas do Recife (PE) nesta terça-feira, 5 de julho, a partir de 13h, no 3º do Grito da Terra Pernambuco. Homens e mulheres farão uma caminhada da rua Gervásio Pires até o Palácio do Campo das Princesas para cobrar do Governo do Estado um posicionamento sobre a pauta com 157 reivindicações, que foi entregue no dia 31 de maio. A mobilização é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Contag e CUT.
Enquanto os trabalhadores estiverem fazendo a caminhada pelas ruas do Recife, uma comissão formada por integrantes da diretoria da Fetape, representantes dos trabalhadores das três regiões e parceiros vai estar reunida com o governador para negociar alguns dos principais pontos da pauta, que tem quatro grandes eixos: Combate à Pobreza e Desenvolvimento Rural; Combate à Desigualdade de Gênero e Geração; Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica e Qualidade de Vida no Campo. Todos os itens visam apontar as ações prioritárias para a interiorização do desenvolvimento do estado de Pernambuco.
Embora a Fetape já venha dialogando com algumas secretarias de Governo desde a quarta-feira passada, vários itens ainda estão pendentes. Por isso, a expectativa é de que, ao chegar ao Palácio do Campo das Princesas, os trabalhadores e trabalhadoras ouçam do governador quais metas e recursos serão direcionados para as ações solicitadas pelo Movimento Sindical. Para garantir que todos os acordos firmados durante esse período de mobilização se concretizem, a Federação solicitou ao Governo que possa entregar, por escrito, as respostas para todas as reivindicações.
Preocupada com as questões ambientais, uma comissão organizada pela Coordenação de Meio Ambiente da Fetape estará recolhendo o lixo que possa ser produzido pelos participantes e distribuirá, com os agricultores e agricultoras, mil mudas de diferentes espécies, estimulando o plantio para o reflorestamento de áreas desmatadas no interior. Esta ação visa sensibilizar os/as trabalhadores/as para o fato de que produzir para o consumo é importante, mas a preservação da natureza deve ser garantida.
No percurso, uma atenção também será dedicada aos transeuntes e motoristas, que receberão um panfleto indicando o motivo da mobilização e as principais reivindicações apresentadas.
Serviço: 3º Grito da Terra Pernambuco Dia 05 de julho Concentração: às 12h, em frente à Fetape, na rua Gervásio Pires – 876 – Boa Vista Início da Caminhada às 13h . O percurso será Gervásio Pires, Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Palácio. FONTE: Comunicação da Fetape