Nesta segunda-feira, dia 14, será dada a largada oficial no Paraná da Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 Horas Semanais, sem Redução de Salários. A mobilização começa às 9 horas, onde mais de mil trabalhadores sairão em passeata da Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da UFPR) até a Boca Maldita, em Curitiba.
O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da redução da jornada semanal. Segundo cálculos do Dieese, a redução pode gerar, em um primeiro momento, mais de 2,2 milhões de novos empregos no Brasil, além de gerar outros benefícios como o aquecimento da economia do país, a redução do número de acidentes de trabalho e a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores.
A Campanha é uma iniciativa das centrais sindicais Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que juntas representam mais de 2,5 milhões de trabalhadores em todo o Paraná.
A iniciativa conta ainda com o apoio das federações dos trabalhadores nas indústrias (Fetiep), no comércio (Fecep) e na agricultura (Fetaep), além de entidades da sociedade civil organizada como a Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho (AAFT) e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha).
FONTE: Portal Bem Paraná - 13/04/08