Na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, representantes da Fetag/RS se reuniram com representantes do Banco do Brasil. As duas instituições discutiram um pacote diferenciado de tarifas para trabalhadores e trabalhadoras rurais que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf).
A Fetag se uniu a Contag e juntas obtiveram redução de R$ 3,40/mês no custo de manutenção da conta corrente. A partir do dia 2 de abril será cobrado o valor de R$ 5,10. O desconto beneficiará só no estado do Rio Grande do Sul. ?Em 45 dias deverão entrar em vigor as novas tarifas que, sem dúvida nenhuma, representam uma conquista. A instituição entendeu e admitiu negociar até mesmo outras linhas de financiamentos para produtos de primeira necessidade a juros diferenciados?, revela o presidente da Fetag/RS, Ezídio Pinheiro.
Para o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Reinaldo Yokohama, o pacote diferenciado de tarifas vai se transformar em política pública, a exemplo do Pronaf, que se iniciou como linha de crédito e acabou virando programa.
O presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig, acredita que o próximo passo será buscar uma política global por meio do desenvolvimento da propriedade. ?Aí teremos grandes possibilidades de consolidar a agricultura familiar?, defende o dirigente.
Com informações da Fetag-RS