No último dia 15/10/14, representantes dos sindicatos laborais e patronais da região dos Cerrados se reuniram para discutir a pauta de reivindicação dos assalariados rurais, fechando o piso mínimo da categoria em R$ 854,00, com reajuste de 10,06%.
Além do piso com um ganho real acima da inflação acumulada no período que foi de 6,59% (INPC /IBGE) os trabalhadores também fecharam a Convenção com a inclusão de uma cesta no valor de R$ 50,00.
O Secretário de Assalariados Rurais da FETAG-PI, Manoel Simão, avaliou como positiva a negociação. “O acordo foi fechado em uma única rodada de negociação, o que demonstra o amadurecimento das categorias e o avanço das relações de trabalho naquela região”, disse.
A Convenção este ano aconteceu na cidade de Bom Jesus, sendo nos anos anteriores no município de Uruçuí, uma vez que aumentou muito o número de empresas naquela região.
Manoel Simão ressaltou ainda, que a Convenção dos Cerrados se destaca também em outros fatores, como em cláusulas referentes à Saúde e Segurança e Condições dignas de trabalho entre elas: fornecimento de alimentação e transporte gratuito. “ Onde o trabalho escravo é repudiado em clausulas de destaque. Mas há muito que avançar quanto a políticas de qualificação profissional que exercem o âmbito das negociações entre categorias. A meta da FETAG –PI é retomar com o próximo Governo do Estado, ações em prol da qualificação dos assalariados e assalariadas rurais de forma contínua”, concluiu.Simão acrescenta ainda que outra questão fundamental foi a participação da CONTAG nas negociações. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues