A Fetape, a Fetag-BA e os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Vale do São Francisco realizam, de hoje até quinta-feira, o Seminário de Preparação da 21ª Campanha Salarial da Hortifruticultura Irrigada. O evento acontecerá às 19h, no Auditório do Centro Pastoral Monte Carmelo, no Bairro de Pedra do Bode, em Petrolina.
A atividade tem como objetivo fazer uma análise da conjuntura político, econômico e social, que subsidiará a construção da Pauta de Reivindicações 2015/2016 para a 21ª Campanha Salarial do setor.
Durante o evento, três STRs de Pernambuco estarão presentes, sendo eles: Belém de São Francisco, Petrolina e Santa Maria da Boa vista. Já a Bahia, contará com a presença de seis STTRs: Abaré, Casa Nova, Curaça, Juazeiro, Sento Sé e Sobradinho. Ao todo, estima-se a participação de 100 delegados e delegadas sindicais.
Para o diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan José Antunis, esse momento é fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Vale. “Essa é a hora em que os agricultores podem definir, juntos, quais são suas principais necessidades, transformando-as em reivindicações. Depois desse debate, vamos preparar a pauta, apresentá-la, para aprovação, nas Assembleias dos Sindicatos, no mês de dezembro, e entregá-la para a classe patronal”, afirma.
EXPECTATIVA
" Estar participando desse evento é muito importante, pois além de preparar uma pauta de reivindicações de acordo com a realidade do trabalhador rural, vamos pode discutir a situação econômica, política e social do Vale do São Francisco. Ou seja, participar do Seminário, nos permite saber o que podemos cobrar da classe patronal". – Francisco Pascoal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina.
"Esse seminário será muito importante, pois ficaremos mais fortalecidos e informados para a nossa Convenção Coletiva". - José de Rosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Belém de São Francisco.
"Além de ser uma integração das diretorias de Pernambuco e da Bahia, o Seminário é também uma forma de fortalecer o trabalhado dos Sindicatos. Quanto à 21ª Campanha Salarial da Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, a expectativa é positiva. Esperamos que dê novos frutos e não retroaja”. - Maria Givaneide Pereira dos Santos, presidenta do Sindicato de Santa Maria da Boa vista.
35ª CAMPANHA SALARIAL DOS CANAVIEIROS
Já no Recife, após uma pausa para conversar com as bases sobre as cláusulas que ainda faltam ser negociadas, dirigentes da Fetape e de Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata voltam a se reunir, hoje, com a classe patronal. Essa será a 7ª rodada de negociações.
Das oito cláusulas que ainda faltam, estão: salário R$ 890, piso de garantia de 20%, cesta básica, contrato por tempo indeterminado e alimentação no local de trabalho. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ana Célia Floriano