Cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras rurais de Goiás, participam do III Encontro de Assalariados e Assalariadas Rurais, nos dias 06 e 07, no Centro de Pastoral "Dom Fernando" em Goiânia. O encontro discutirá a situação dos contratos dos assalariados, salários, convenção de trabalho, saúde e segurança no trabalho rural e Previdência social. "Nós estamos levantando nossos problemas, pois a expansão da cana-de-açúcar em Goiás está mudando o perfil do trabalhador rural no estado", diz José Maria de Lima, vice-presidente da FETAEG e secretário de assalariados. José Maria disse ainda que os trabalhadores da Lavoura Branca (tomate, milho, feijão entre outros), também enfrentam graves problemas, principalmente no fornecimento de equipamentos de segurança por parte dos empregadores.
Estima-se que no estado há mais de 30 mil trabalhadores rurais no corte da cana e mais de 200 mil rurais em diversos setores. José Maria de Lima, que coordena o encontro, disse também que os trabalhadores rurais já buscam alternativas de trabalho com a mecanização no campo e também lutam para garantir o atual posto de trabalho com dignidade e segurança.
Na abertura do encontro, neste sábado às 10h, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Goiás (Fetaeg) confirmou as presenças dos representantes do MPT, DRT, INCRA, CPT, FAEG, SIFAEG. Na ocasião, a Federação irá lançar a "Cartilha dos direitos e obrigações do empregado rural", elaborado pela assessoria jurídica da entidade. Logo após a abertura do encontro, os participantes receberão a cartilha, que servirá de orientação para os dirigentes sindicais, representantes dos governos e das entidades classistas.
VÍDEO E CONVENÇÃO DA CANA
A Fetaeg irá apresentar um video sobre as conquistas dos canavieiros goianos, mostrando a última paralisação que mobilizou 25 mil trabalhadores no estado. "Nós vamos mostrar um vídeo sobre os trabalhadores de Rubiataba, que há 12 anos conquistaram um café da manhã fornecido pelo município e que servirá de exemplo para outros assalariados no estado", disse José Maria. O Vídeo tem duração de 7 minutos, e dá uma mostra de como será a convenção dos canavieiros no próximo ano. Há uma semana, a direção da FETAEG manteve o primeiro contato com a nova direção do Sindicato das Indústrias de Açúcar e do Álcool (SIFAEG), e o novo presidente André Luiz, disse que está disposto ao diálogo com os trabalhadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaeg