Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
GTB 2011
Trabalhadores (as) rurais se concentram no Congresso Nacional
WhatsApp

18 de Maio de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
gtb 2011

Os cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais que vieram para mobilização do Grito da Terra Brasil se concentraram na manhã desta quarta-feira (18/5) em frente ao Congresso Nacional, numa maneira de sensibilizar também os parlamentares para a importância dos itens da pauta do movimento.

Com bandeiras e faixas nas mãos, os trabalhadores ouviram as falas de companheiros do movimento sindical de diversos estados. Parte da diretoria executiva da Contag também se posicionou diante do Parlamento, entre eles, a secretária de Meio Ambiente, Rosy dos Santos. A sindicalista fez uma saudação aos companheiros e lembrou que o Congresso deve olhar para os trabalhadores (as) rurais de maneira diferenciada, quando o assunto é o Código Florestal. O texto que modifica a norma está em discussão na Câmara dos Deputados. A proposta da Contag prevê o tratamento diferenciado à agricultura familiar, conforme a Lei 11.326/2006; a garantia de pagamentos de Serviços Ambientais, entre outros.

“Nós gostaríamos de reafirmar que queremos ser tratados de forma diferenciada, de acordo com a Lei de Agricultura Familiar, mas também no PL do Código Florestal. O que precisamos é ser valorizados porque temos um papel fundamental na produção de alimentos”.

A vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas, também ressaltou o tema dizendo que o Código é um das agendas mais importantes para o GTB. “A Contag, desde o início, trabalha com uma proposta advinda das bases por conta das pressões que vêm sofrendo. E é com os olhos dessas propostas que mais uma vez temos certeza de que precisamos garantir em mais essa legislação o diferencial do para a Agricultura Familiar”, ressaltou.

Congressistas - Vários parlamentares prestigiaram o ato em frente ao Parlamento. A deputada Fátima Bezerra (PT/RN) afirmou que a Contag vem fazendo um bom trabalho ao mobilizar os trabalhadores (as) para os temas de importância do segmento e da sociedade. “Logo mais, a presidente Dilma receberá vocês para discussão de diversos pontos fundamentais que tratam de saúde, educação, terra e outros. É como mobilizações como essa que se constrói uma luta”, disse.

Ela frisou que preside, no momento, a Comissão de Educação e Cultura, onde está em debate o PL que vai instituir o novo Plano Nacional de Educação. “Dentro dele temos de fazer o debate de educação do campo, no sentido de exigir dos governos escolas de qualidade para os nossos filhos e quero dizer que estou a disposição para esse debate”, completou.

“Nós temos de demarcar a diferença da agricultura familiar da agricultura comercial nessa legislação que vamos aprovar. Porque o alimento vem desse segmento e, não fosse por isso, a Agricultura Familiar significa também a humanização do campo. Por isso, que temos de ter um novo Código Florestal que possa garantir necessidades desses agricultores”, reiterou o deputado Leonardo Monteiro (PT/MG).

O deputado Jesus Rodrigues (PT/PI) também mencionou a necessidade de agilizar os projetos em tramitação no Congresso e que beneficiam os trabalhadores (as). Ele relatou algumas das lutas na sua legislatura: “Estou em conversa com o Banco do Nordeste e a Embrapa no sentido de patrocinarem uma pesquisa na produção de biocombustível para a agricultura familiar. Coloco meu mandato à disposição do movimento para ajudar nas demandas do Piauí e do Brasil”.

Também prestigiaram o ato os deputados Amauri Teixeira (PT/BA) e Osmar Júnior (PCdoB/PI).

Na sequência, os trabalhadores (as) marcharam pela Esplanada no sentido do Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde farão novo ato político. FONTE: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico