As trabalhadoras rurais do Espírito Santo receberão uma homenagem na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, nesta terça-feira (16), às 19 horas, em solenidade comemorativa onde o dia 15 de outubro entrará para a agenda oficial do estado como o "Dia Estadual da Trabalhadora Rural".
O projeto de lei, que está em votação na ALES, é uma conquista para todas as mulheres do campo e é de autoria do deputado estadual Givaldo Vieira (PT).
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (FETAES) realiza um trabalho intenso de inserção e organização das mulheres nos espaços comunitários, sociais, culturais e políticos. Por isso, a diretoria considera esse projeto de lei essencial para o reconhecimento da luta sindical e do trabalho de toda a população do meio rural.
Serão homenageadas a mulher mais idosa e a mais jovem, sócias de Sindicato dos Trabalhadoras Rurais, com 101 e 16 anos, respectivamente. Além disso, também serão homenageadas duas mulheres assentadas pela reforma agrária, uma assalariada rural, as oito mulheres presidentes de Sindicato dos Trabalhadores Rurais no estado (Cariacica, Serra, Aracruz, Jerônimo Monteiro, Iúna, Mucurici, Montanha e Ponto Belo), a coordenadora Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais e, por fim, três viúvas de vítimas de violência no campo no estado. A expectativa da diretoria da FETAES é que participem mais de 200 mulheres de vários municípios capixabas. FONTE: Gazeta Online ? ES