Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AGROECOLOGIA
Trabalhadoras rurais levantam questões no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia
WhatsApp

06 de Novembro de 2019



TEMAS RELACIONADOS:
agroecologia

A agroecologia é uma ciência que se dedica às relações produtivas entre homem e natureza, sempre considerando a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética. Seus estudos e pesquisas estão a serviço das demandas populares, em busca de um desenvolvimento que traga soluções sustentáveis para os diversos problemas enfrentados no campo e na cidade. As práticas agroecológicas se baseiam em sistemas produtivos diversificados e adaptados às condições locais e em redes regionais de produção e distribuição e alimentos, assim como na pequena propriedade e na mão de obra familiar.

As mulheres do campo, florestas e águas estão entre as principais defensoras e praticantes da agroecologia, pois preservam e compartilham saberes fundamentais para as práticas agroecológicas. Por isso, a secretaria de Mulheres da CONTAG e diretoras da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Sergipe (Fetase) participam do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado nos dias 4 a 7 de novembro na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O tema do XI CBA é Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares, que “parte da compreensão de que a Agroecologia se constrói a partir da interação virtuosa entre prática, ciência e política. Ao formular um questionamento radical ao regime agroalimentar neoliberal dominado por corporações do agronegócio, orienta processos de transformação dos sistemas agroalimentares na busca da construção da soberania alimentar e da sustentabilidade socioecológica. Nossa esperança está no exercício da ecologia dos saberes, no reconhecimento e diálogo entre as diversas formas de existência”, explica a organização do congresso.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, participou de dois momentos do Congresso: coordenando e fazendo parte do diálogo da Plenária das Mulheres, na tarde do dia 4, e contribuindo para análise de conjuntura no espaço dos movimentos sociais, na tarde do dia 5 de novembro, com a Frente Brasil Popular e o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

“Sem dúvida, esse espaço promove o encontro de várias experiências e torna-se espaço de resistência para os movimentos sociais e para a academia. Estamos resistindo a todos os retrocessos que são consequências do avanço desse projeto neoliberal que defende armas, violência, criminalização dos movimentos, agrotóxicos, ataques aos povos do campo, floresta e águas, o avanço do latifúndio, das mineradoras e diversos grupos econômicos que não têm interesse no desenvolvimento social do Brasil, além de negligenciar o cuidado com o meio ambiente”, reforça Mazé.

A dirigente apontou ainda a importância da continuidade dos debates promovidos pela Marcha das Margaridas em todo o seu processo formativo e também com a Plataforma Política, que indica os rumos das ações coletivas das mulheres na direção de um Brasil com soberania popular, democracia, justiça e livre de violência. “Temos que enfrentar cortes nos orçamentos das políticas públicas para a agricultura familiar, para as políticas de agroecologia que não avançam, a exemplo do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que foi uma conquista da Marcha de 2011. A partir dos debates da Plataforma Política vamos construir outras alternativas de avanço, com o objetivo de reconfigurar o campo político”, afirma a secretária de Mulheres da CONTAG. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico