Mais de mil trabalhadoras rurais atenderam ao chamado da Fetag-PB e compareceram ao auditório da entidade, em João Pessoa, no último dia 6 de março, para discutir e refletir sobre as principais questões relacionadas às mulheres do campo em todo o estado.
Durante o evento, referente ao Dia Internacional da Mulher, as trabalhadoras entregaram ao governador Cássio Cunha Lima documento com uma série de reivindicações para a melhoria da qualidade de vida no campo
A titular da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag-PB, Maria das Neves do Nascimento (Dona Lia), explicou que o documento tem como pontos principais o acesso a terra e a água, educação, saúde, e o fim da violência sexista. "Vislumbramos uma perspectiva para os povos do campo, lutando para assegurá-lhes uma cidadania, não só de direito, mas, principalmente de fato".
Já a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, falou da satisfação de vir ao estado, "terra de mulheres fortes como Margarida Maria Alves, Maria da Penha e de Maria Ednalva Bezerra de Lima, que marcaram a história do movimento sindical e de gênero do país". Ela destacou ainda destacou a importância da mulher na política sindical no País.
Na oportunidade, o governador Cássio Cunha Lima falou sobre ações do governo desenvolvidas nos últimos cinco anos que vêm beneficiando as mulheres da Paraíba. E anunciou que, em breve, será implantada a "Patrulha Rural" para o combate à violência no campo. "Temos avançado na atenção às mulheres implantando Delegacias da Mulher, com unidades já instaladas na capital, Cabedelo, Patos, Guarabira e Campina Grande".