Documento, entregue durante evento promovido pela Fetag-PB em alusão ao Dia Internacional da Mulher, tem como ponto principal a implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba. Evento marcou ainda o lançamento da Marcha das Margaridas 2015, na Paraíba.
Cerca de 200 Trabalhadoras Rurais de várias regiões do Estado realizaram, na última terça-feira (24), a entrega de uma pauta de reivindicações das mulheres do Campo à secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares. A entrega aconteceu durante o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), em seu auditório, em João Pessoa.
O documento tem como principal ponto, a implementação de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres Trabalhadoras Rurais na Paraíba, e foi construído durante a Oficina Estadual de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo, promovida pela Fetag-PB e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no final do ano passado.
Uma mesa redonda discutiu o tema com a secretária de Estado, Giberta Soares, a juíza do Juizado Especial de Violência contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, a promotora de Justiça da Defesa da Mulher, Rosane Araújo, e a coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba, Maísa Félix. O debate foi intermediado pela 1ª secretária de Mulheres da Fetag, Maria de Lourdes Costa.
“Historicamente, nada vem fácil para as mulheres, especialmente para as Trabalhadoras Rurais, que enfrentaram muitas dificuldades, machismos e abusos até serem reconhecidas como verdadeiras protagonistas do campo e merecedoras de igualdade. Infelizmente, elas ainda sofrem com muita violência e indiferença”, afirmou Maria de Lourdes. Ela explica que são agricultoras familiares, assalariadas rurais, comerciantes, artesãs, extrativistas, empregadas domésticas, dentre outras profissões contempladas, que assumem responsabilidades e representam uma força integrante e vital nos processos de desenvolvimento do campo, chave para o progresso socioeconômico.
“Neste dia, reforçamos a necessidade de nossa unidade, para colocarmos na agenda das nossas autoridades a pauta das mulheres trabalhadoras rurais. Temos a plena consciência que as conquistas alcançadas no plano macro, precisam se materializar no dia a dia das pessoas, sendo o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais um instrumento imprescindível para esse feito, já que está mais próximo da população Rural”, destacou a secretária.
Marcha das Margaridas – Durante o evento, foi lançada ainda a Marcha das Margaridas 2015,movimento de massa que acontece nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília, e homenageia a líder sindical paraibana Margarida Maria Alves. A Marcha mobiliza mulheres de todo o Brasil, na busca por um país melhor, livre das amarras históricas do patriarcalismo, do machismo, da desigualdade de gênero, da violência doméstica e social, de todas as formas de preconceito.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAG-PB - Neudja Henriques