Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
5ª MARCHA DAS MARGARIDAS
Trabalhadoras rurais do Centro-Oeste visitam Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de MT para apresentar reivindicações
WhatsApp

29 de Maio de 2015


Wallace Dutra
TEMAS RELACIONADOS:
5ª marcha das margaridas

Mulheres Trabalhadoras Rurais do Centro-Oeste visitaram, nestaquinta-feira (28.05), a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, com objetivo de apresentar propostas e as demandas levantadas durante à Jornada Temática, realizada entre os dias 26 e 29 de maio em Cuiabá.

Vindas dos estados de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as trabalhadoras foram recebidas na Assembleia pelo Deputado Wancley Carvalho (PV). O parlamentar colocou seu gabinete à disposição e destacou que está pronto para ajudar as “Margaridas” do Mato Grosso e do Centro-Oeste na busca pela solução das demandas apresentadas.

Ainda durante à sessão, as trabalhadoras foram homenageadas pelo Deputado Wagner Ramos (PR) e Sebastião Rezende (PR).

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Após à visita na Assembleia, a comitiva seguiu para a Secretaria de Estado de Assistência Social, onde foram recebidas pelo secretário Valdiney de Arruda, pela secretária adjunta de Cidadania, Alda Attílio, a superintendente de Políticas para Mulheres, Isabel Silveira, a presidente do Conselho Estadual de Defesa da Mulher, a defensora pública Rosana Leite, e a delegada da Delegacia da Mulher, Jozirlethe Magalhães Criveletto.

Na pauta, políticas públicas para reduzir a violência contra mulheres no campo, consequências do uso do agrotóxico e qualidade de vida na zona rural.

Elas visitaram os Ônibus Lilás conquistados junto ao Governo Federal por meio do movimento Marcha das Margaridas e entregue à Setas há cerca de um ano, mas que, porém, só agora nesta gestão começará a ser usado para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização no campo na defesa dos direitos da mulher rural.

A diretora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Juliana Pachuri Mendes, lamentou que os veículos tenham ficado parados no pátio da secretaria durante tanto tempo. Juliana fez uma fala contundente, porém receptiva às primeiras ações da Setas com foco nas mulheres, em especial às do campo.

“Nós precisamos de política públicas efetivas, de ações concretas do governo. Afinal, já estamos naquintaMarcha das Margaridas. Hoje estamos tendo o privilégio de dialogar com o secretário da Setas, que representa aqui o governador Pedro Taques, e estamos vendo que finalmente os ônibus passarão a ser utilizados para os fins a que se destinam”, frisou.

Carlene Oliveira, representante do Distrito Federal, também externou o anseio por respostas positivas do novo governo. “Nós já conseguimos políticas públicas do Governo Federal por meio da Marcha das Mulheres mas não tínhamos conseguido apoio do Estado. Agora esperamos estreitar o diálogo a partir deste primeiro encontro”, disse a líder, completando: “Onde há políticas públicas, há avanços, há vida e gente feliz”.

As visitantes entregaram ao secretário a um documento contendo as principais lutas das mulheres do campo e que são discutidas nacionalmente durante a Marcha das Margaridas.

“Nós temos dentro da Setas uma Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres e que já vem trabalhando a questão da violência contra as mulheres do campo e definindo estratégias para a curto prazo colocar na estrada os ônibus lilás. Estamos trabalhando em parceria com o Ministério Público, conselhos e sociedade organizada. Esperamos que a próxima visita de vocês seja para comemorar avanços na defesa das mulheres rurais”, salientou Valdiney de Arruda.


FONTE: Assessoria Comunicação Fetagri-MT /Wallace Dutra



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico