Em diversos estados, milhares de trabalhadoras e trabalhadores rurais já estão nas ruas para deixar claro: não aceitaremos retirada de direitos! A reforma da Previdência proposta pelo governo Temer vai prejudicar milhões de brasileiros(as), especialmente os que vivem no campo, floresta e águas. Entre esses, as mulheres sofrerão as piores consequências. Por isso, na semana do dia mundial de Luta das Mulheres, 8 de março, as trabalhadoras e trabalhadores rurais fazem passeatas, ocupam agências do INSS e participam de audiências públicas nas Câmaras de Vereadores de centenas de municípios em todo o País. Para citar apenas algumas, estão previstas grandes manifestações amanhã e nos próximos dias em Palmas (TO), Tartarugalzinho (AP), em Guaracaí (SP),Goiânia (GO), em Assu (RN), Ceará Mirim (RN), Caicó (RN), Natal (RN), Mossoró (RN), Lagoa Dantas(RN), Poço Branco(RN), Parelhas(RN), além de marcha com mais de seis mil mulheres no Polo da Borborema (PB) e João Pessoa (PB). No Piauí, cerca de 30 municípios já estão com ações preparadas até o final de março. No Rio Grande do Sul serão realizados 11 eventos regionais com mais de 30 mil pessoas nas ruas. No Ceará, 52 municípios realizarão diversas atividades, desde audiências públicas nas Câmaras de Vereadores até palestras com advogados(as) e especialistas, além de oficinas temáticas e atos nas ruas. No Espírito Santo, serão realizadas ações em Colatina, São Mateus, Cachoeiro, Venda Nova e Vitória. Veja a seguir imagens das manifestações que já estão acontecendo pelo País: Rondônia No dia 5 de março foi realizado um evento com várias comunidades falando sobre o Dia Internacional de Mulheres e sobre a reforma da Previdência Hoje (7) são realizadas audiências nos municípios de Presidente Médici, Alvorada, Urupa e Ji Paraná. Amanhã (8), audiência também, em Jaru e Ouro Preto. Em Ji Paraná milhares de mulheres foram às ruas e o encerramento da manifestação é na Câmara Municipal:
Rio Grande do Norte:
Pernambuco O estado realiza durante todo o mês de março atos e audiências públicas contra a reforma da Previdência, e amanhã (8) participará da paralisação nacional das mulheres.
Paraná Acontecendo neste momento o encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais em Agudos do Sul (PR) com mais de 300 mulheres rurais. Amanhã, dia 8 de março, haverá manifestações em agências do INSS no estado.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto