24/02/2008 às 13:30
Cerca de 600 trabalhadoras rurais de vários municípios paraibanos deverão participar no dia 6 de março, das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), através de seu Conselho de Mulheres. Durante o evento que acontecerá a partir das 8h, no auditório da entidade, localizado na rua Rodrigues de Aquino, 722, no Centro da Capital, elas terão a oportunidade de trocar experiências e discutir questões relacionadas às mulheres do campo.
A presidente do Conselho Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag-PB, Maria das Neves do Nascimento (Dona Lia), explica que o evento não se resumirá apenas ao aspecto comemorativo, mas, e principalmente, a um momento de reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para as mulheres do campo.
"Estaremos apresentando questões que afetam direta ou indiretamente a qualidade de vida das trabalhadoras rurais, como saúde, educação, violência sexista e doméstica, preconceito referente ao acesso ás políticas públicas, entre outras. Não iremos elucidar fatos, mas apresentar propostas de mudança nesses setores que garantam a dignidade destas mulheres", acrescentou Dona Lia.
Palestras, apresentações artístico-culturais e uma exposição com artesanato e produtos agrícolas cultivados por grupos de mulheres da agricultura familiar, estão previstas para o dia.
Retrospectiva - No ano passado, mais de 600 mulheres participaram do evento que contou com palestras de autoridades e técnicos ligados à temática, como a deputada Iraê Lucena; da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), Douraci Vieira, e da secretária de Transparência Pública, Estelizabel Bezerra, ambas da Prefeitura de João Pessoa (PMJP); da coordenadora do Programa de Saúde Materno-Infantil do Estado, Valderez Araújo de Lima; e do delegado Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Marenilson Batista da Silva. FONTE: Paraíba.com.br ? PB