A FETAG-PI deu início nesta terça-feira (2) ao processo de capacitação do Módulo I de formação em metodologias participativas e agroecologia, do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos. A atividade que prossegue até sábado ( 6 ) está sendo realizada no Centro de Formação da Federação, (BR 343/ estrada Teresina – Altos).
O evento tem como público alvo os 130 jovens formadores do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos, somados a 30 representações das instituições componentes dos Territórios dos Cocais e da Planície Litorânea e 20 estudantes de ciências agrárias e sociais da UFPI.
De acordo com a Secretária de Jovens da FETAG-PI, Maria das Dôres Monteiro, o evento conta com uma vasta programação. "Vamos ter palestras, oficinas, paneis, cine agroecológicos, atividades participativas e eventos culturais”, disse.
A atividade contará com a presença de várias autoridades, entre elas: o governador eleito, Wellington Dias; José Reitor da Universidade Federal do Piauí-UFPI, José de Arimatéia; Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura; Secretaria de Jovens da Contag, Mazé Morais; Deputado Estadual eleito, Francisco Lima; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA; da Secretaria Nacional de Juventudes- SNJ; e dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Território dos Cocais-PI e da Planície Litorânea-PI; da Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA COCAIS); do Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA); do Centro Cocais; do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); dentre outros.
SOBRE O PROJETO:
O projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de 18 municípios dos territórios dos Cocais e da Planície Litorânea do Piauí, nos quais jovens em formação atuarão como educadores-educandos da juventude de sua comunidade, no apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, acesso aos mercados e desenvolvimento de produtos científico-tecnológicos, os quais subsidiarão sua profissionalização para a chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER e inserção ao mercado de trabalho.
O projeto atua como pesquisa-ação, formação/capacitação agroecológica e extensão rural emancipatória das juventudes rurais do Piauí, buscando atender ao clamor popular quanto ao fortalecimento da cidadania, inclusão socioprodutiva, acesso às políticas públicas, inserção profissional e o bem viver de jovens agricultores familiares, pescadores artesanais e piscultores de base ecológica.
Ao longo do processo, o jovem em formação atuará como educador-educando das juventudes da sua comunidade, no apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, acesso aos mercados institucionais/privados e desenvolvimento dos produtos científicos-tecnológicos da investigação, os quais subsidiarão sua profissionalização para a chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, como técnico extensionista e de inserção ao mercado de trabalho. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Káttia Rodrigues