Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERRA DA ESPERA - SEM SOLUÇÃO,
Terra da espera - Sem solução, famílias do Godinhos buscam sustento fora da terra
WhatsApp

19 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
terra da espera - sem solução

Protegido por um chapéu velho, embaixo de sol forte, Dirceu Cesário, 62 anos, tenta encontrar no quintal da humilde casa algum material que sirva para fechar o galinheiro que está construindo para abrigar 200 pintinhos. A falta de dinheiro o impediu de comprar a tela para o galinheiro e os pintinhos tiveram que ser acomodados em um cercado improvisado dentro da casa. "A gente está lutando com a vida por aqui e faz tempo que não vemos a cor do dinheiro", desabafa Cesário, mantendo o sorriso, como sinal de esperança.

O casal é uma das 14 famílias do núcleo de Godinhos, zona rural de Piracicaba, contempladas há cerca de sete anos com verbas do falido Banco da Terra, criado para financiar a compra de áreas e a implantação de infra-estrutura básica para pequenos empreendimentos rurais, consolidando o modelo de reforma agrária moderna.

Ao ser desativado pelo Governo Federal em 2003, o programa deixou órfãos os agricultores locais, que dois anos depois de matéria publicada pela Gazeta sobre o tema, continuam na mesma situação: dívida acumulada, falta de dinheiro para pagá-la e investir no cultivo de alguma plantação, nomes incluídos no serviço de proteção ao crédito. "A situação hoje é um pouco pior do que há dois anos, porque com os nomes no serviço de proteção ao crédito, a gente não consegue emprestar mais nenhum dinheiro para voltar a investir. A conta está aumentando, a dívida fica, o prazo diminui e as famílias vão desistindo", contou o agricultor Lázaro Lopes, presidente da Associação dos Agricultores Orgânicos de Piracicaba (Agrofapi).

Lopes afirma que as famílias aguardam a liberação dos recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), mas para isso precisarão encaminhar a Brasília um projeto sobre o investimento que pretendem fazer ao receber os R$ 18 mil individuais. O projeto só vale se tiver a participação das 14 famílias. "Das 14 famílias que moravam aqui, 12 desistiram nesses dois anos e abandonaram as casas, derrubaram-nas, foram embora. Conseguimos repor esse pessoal e agora mais duas famílias desistiram de novo", contou o presidente da Agrofapi.

Nessa tentativa de colocar a vida em ordem, os agricultores têm recebido apoio de diversos lugares, como o da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), que ajuda mantendo as estradas de terra em ordem e trabalhando em parceria com a Casa do Produtor Rural da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para organizar o projeto a ser encaminhado ao Pronaf.

O médico veterinário Ademir de Lucas, da Esalq, contou que tem visitado a comunidade para ajudá-la a se organizar e elaborar o projeto necessário para conseguir o recurso do programa nacional. "Entrevistei cada família para saber o que querem fazer. Cada uma tem uma área individual de 14 hectares, falam em trabalhar com galinhas poedeiras, tem um lago onde é possível criar peixes também, estão estudando", disse o veterinário.

Enquanto o projeto coletivo não é viabilizado, cada um faz o que pode para se manter. Lopes conta com a ajuda de um filho jovem para trabalhar como pedreiro na cidade e sustentar a casa. A exemplo dele, outros moradores também vivem de "bicos". "As pessoas trabalham fora e têm animais que dão alimentos para o consumo interno próprio", comentou.

Na casa do agricultor Dirceu Cesário, as 200 aves foram compradas com a intenção de formar uma criação de frangos, que dentro de aproximadamente 45 dias serão abatidos e vendidos para gerar renda a ele e à esposa Lurdes Catarina, 50 anos.

No interior da residência sem reboco, móveis antigos e a velha TV ligada num programa da tarde. Uma lâmpada de no máximo 40 watts, pouco ilumina a sala pequena, onde os pios das aves presas em um cercado feito das madeiras de uma cama velha atrapalha o som da televisão. Na cozinha, sobre o armário, meio saco de farinha, sal, açúcar e café em uma bandeja pequena, mostram que os tempos são de dificuldade.

Mas a alegria do casal, ao sair pela porta da cozinha para o quintal, é a vaca Mansinha, que diariamente fornece o leite para o sustento dos donos e do próprio filhote, o bezerro Baby. Os ovos das refeições são garantidos pelas galinhas. "Não posso perder a esperança de que tudo por aqui vai melhorar. A gente não pode perder a esperança. porque as coisas têm que ficar melhores, senão nem sei o que vamos fazer", disse Cesário. FONTE: Gazeta de Piracicaba ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico