O primeiro Festival da Juventude Rural do Ceará termina nesta sexta-feira (1º). Cerca de 150 jovens rurais estão reunidos desde o dia 29 de novembro participando de oficinas, painéis de discussão e competições esportivas como natação, corrida e futsal. O objetivo do evento é debater políticas públicas de juventude, criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural, além de capacitar e promover trocas de experiências em educação, cultura e esporte.
Segundo a coordenadora estadual de jovens da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Maria Erivanda França de Oliveira, durante esses três dias estão sendo discutidos temas de educação, cultura e esporte. ?Precisamos conversar mais sobre a inclusão dos jovens em programas desses temas?. As propostas retiradas do encontro serão levadas para o Festival Nacional, agendado para março de 2007 em Brasília.
Os festivais são realizados pelas federações de trabalhadores rurais com apoio da Contag. Para a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio, as discussões dos eventos estaduais estão ligadas ao tema maior que é o projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário. ?Outro objetivo é criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento rural sustentável e principalmente capacitar essa juventude e promover a troca de experiências sobre educação e cultura?.
PautaA partir dos festivais estaduais, será construída uma pauta de reivindicações que resultará em carta-proposta a ser entregue ao governo federal. ?É uma carta proposta em defesa da educação, do esporte e da cultura. Nós esperamos que seja assumida pelo nosso governo federal?, explica Elenice,
Neste mês de dezembro estão previstos festivais estaduais no Espírito Santo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul. A programação segue em janeiro e fevereiro de 2007. FONTE: Dimas Ximenes e Vanessa MontenegroAgência Contag de Notícias