Superação é a palavra chave para Raimundo Nonato de Sousa, aprovado no curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Filho dos agricultores familiares Antônio Rodrigues da Silva e Maria Alice de Sousa Silva, moradores da Comunidade Cedro, zona rural do município de Batalha/PI, Raimundo Nonato tem sua vida dedicada ao desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária, voltados à preservação da natureza, tendo as crianças da escola da comunidade, como parceiras nos projetos.
A aprovação no mestrado é a materialização de uma utopia que carrego no sangue desde minha infância quando dividia o meu tempo entre ir para a roça com meu pai e estudar na Unidade Escolar Dom Severino, compartilha o jovem agricultor.
Fazer mais pela agricultora familiar é agenda certa nos sonhos futuros do agricultor familiar piauiense. Pretendo desenvolver uma pesquisa científica que beneficie diretamente os(as) agricultores e agricultoras familiares, pautada na justiça socioambiental, diz Raimundo Nonato.
Piauiense e agricultora familiar assim como Raimundo Nonato, a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais, valoriza essa conquista de mais um filho do campo brasileiro. Raimundo Nonato não mediu esforços para alcançar o seu sonho e para isso trabalhava na roça em um turno e no outro se dedicava ao estudo. Ele assim como outros(as) filhos(as) de agricultores e agricultoras familiares são exemplos de persistência, de superação e de que a realização de sonhos é possível, destaca.
Mazé lembra que para o campo ser um lugar de oportunidades é importante que os governos (municipal, estadual e federal) invistam na Educação Pública. São milhares de Raimundos e de Marias em todo o nosso Brasil que precisam de apenas uma oportunidade. E esse caminho é possível através de investimentos na Educação pública do Campo, desde o ensino fundamental às Universidades.
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes