A partir de demandas apresentadas por diversas lideranças rurais em Anchieta/ES, a Diretoria Ampliada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma deliberou e a Diretoria Executiva do Sindicato, com o suporte de sua equipe técnica, elaborou o Projeto Conhecendo os Pequenos Cursos D´Água: Da Nascente à Foz.
A nossa 1ª experiência será na Bacia Hidrográfica do Rio Pongal e seus afluentes. O Projeto envolverá 11 comunidades da Bacia. Nesta fase, o Projeto compreende 13 etapas distintas e a 1ª é a Mobilização e Sensibilização de Atores Sociais das Comunidades da Bacia do Rio Pongal, convidando-os a aderir ao Projeto e se tornarem uma espécie de animadores em suas Comunidades para as atividades do Projeto.
Nesta terça-feira, 13 de setebro de 2016, foi realizada na Comunidade de Baixo Pongal a atividade com as lideranças comunitárias. O evento foi um sucesso e a adesão ao Projeto foi total.
Na próxima etapa, no período de 20.09 a 31.10.2016, o Sindicato estará realizando a visita nas 11 comunidades para apresentar o Projeto e dialogar com os participantes sobre a situação hídrica da Região e conclamando os agricultores e agricultoras familiares, moradores, agentes de saúde, comerciantes, enfim, o Projeto é aberto a todas as pessoas preocupadas com os ativos naturais e dispostas a assumir compromissos e responsabilidades frente aos novos tempos e os novos desafios.
Também estão agendadas para o dia 21 de setembro (próxima quarta-feira) três palestras na Escola de Ensino Fundamental e Médio Coronel Gomes de Oliveira. A previsão é da participação de mais de 450 alunos, professores e outros profissionais que atuam na Escola. O objetivo, em parceria com a Escola, é sensibilizar alunos e profissionais da educação para as ações do Projeto, especialmente, as descidas ecológicas e as mostras que serão realizadas durante a execução do Projeto.
O Sindicato agradece a todas as lideranças locais, os membros da Diretoria do STRAP e os demais colaboradores pela participação no evento e, acima de tudo, por ter aceitado o desafio do Projeto que é o de construir coletivamente alternativas sustentáveis para as diversas formas de usos da água. FONTE: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma