A paixão pelo futebol é levada a sério pelos trabalhadores rurais da região de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município organiza o maior campeonato de futebol amador rural do estado. Participam da disputa 36 times de 18 comunidades rurais ligadas ao STTR. Como o sindicato também representa agricultores de outros municípios, equipes das cidades Laranja da Terra e Brejetuba estão na competição.
O primeiro campeonato iniciou em 2001, quando o diretor de Administração e Finanças do STTR de Afonso Cláudio, Valdeci Veloso, percebeu que os trabalhadores rurais tinham necessidade de praticar um esporte. Atualmente, existem mais de 800 jogadores cadastrados no sindicato, de todas as faixas etárias. "Não determinamos uma faixa etária para os jogadores porque isso poderia inibir alguém que tivesse vontade de jogar", explica o dirigente.
Há somente uma exigência para participar: três jogadores por time não podem ser trabalhadores rurais. Os jogos são realizados nas comunidades dos três municípios. O sindicato firmou parceria com a Secretaria de Estado de Esportes (Sesport), que auxilia no pagamento da arbitragem, troféus e bolas. As demais despesas do campeonato são financiadas pelo STTR.
Valdeci Veloso aponta alguns benefícios que o campeonato proporciona aos agricultores da região. Um deles é o cuidado que a comunidade tem com os campos de futebol e a valorização da prática de esporte. Outro benefício é a preocupação que os trabalhadores rurais têm com a própria documentação. "Como se exige que os trabalhadores comprovem atividade para entrar nos times, agora eles têm mais cuidado com toda a documentação trabalhista deles", diz.
A final do 7º Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador Rural, versão 2008, está prevista para ocorrer no dia 30 de novembro. O atual campeão é o Lajinha do Empossado, time do município de Afonso Cláudio. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias