Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Jaguaré contam agora com uma nova casa. O Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaguaré/ES inaugurou a nova sede na última quinta-feira (14). A cerimônia foi iniciada com a benção feita pelo Pastor Emerson da Igreja Luterana.
Logo em seguida, houve um momento marcante de dinâmica com a entrada das bandeiras do Brasil, do estado do Espírito Santo, da CONTAG, FETAES e do Sindicato, bem como as bandeiras da Juventude e de Mulheres Trabalhadoras Rurais, levadas pelos(as) trabalhadores(as) da região.
A cerimônia também contou com depoimentos emocionantes de três guerreiras do município (Dona Angelina, Dona Elena e Dona Ana), resgatando o momento quanto pensaram em criar um Sindicato no município de Jaguaré, há 13 anos.
Após os depoimentos, a cerimônia teve continuidade com algumas falas políticas com a composição de mesa com autoridades locais, com a Diretoria da FETAES, de Sindicatos da região, da CUT e da Diretoria do Sindicato de Jaguaré.
O momento de maior emoção foi o corte da fita pelo presidente do Sindicato de Jaguaré, Fábio Silvério Uceli, e demais convidados(as).
O público presente pode também conhecer a nova sede após a abertura do portão, a entrada, as salas, e demais cômodos, ainda em fase de término da construção.
A placa de metal afixada na parede, logo na entrada da nova sede foi apresentada a todos e todas com o nome da atual Direção do Sindicato.
Representando a Fetaes estavam presentes os(as) diretores(as) Julio Cezar Mendel, Fabiana Deluca, Taíza Bruna Assunção Medeiros e José Izidoro Rodrigues, bem como o assistente técnico Luciano Debortoli.
Para o presidente do STR de Jaguaré, a construção da sede própria do Sindicato é a realização de um sonho de vários trabalhadores e trabalhadoras rurais. Desde a sua fundação, em 22 de julho de 2006, o STR já vem se organizando para melhor atender as necessidades de seus associados e associadas e dar ânimo à caminhada em defesa dos direitos de seus representados(as). Nós sabemos que é apenas uma casa nova, mas que se torna um marco na história do STR de Jaguaré por se tratar de uma obra construída com o esforço coletivo de homens e mulheres, de jovens e terceira idade, pois não contou com dinheiro público. E será dentro dessa estrutura que nós organizaremos as nossas atuações em defesa da classe trabalhadora, juntamente com a nossa FETAES e a nossa CONTAG, destacou Fábio.
Na atual conjuntura, aonde vivemos um período de perdas e retrocessos, cada conquista que adquirimos nos dá a certeza de que vale à pena continuar lutando por nossos sonhos e pela realização dos nossos projetos. A execução e conclusão dessa obra representa para nós a resistência, principalmente para vencer as dificuldades e os desafios impostos para a agricultura familiar, ressaltou o presidente do STR de Jaguaré.
FONTE: Informações da FETAES