Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Solo: fundamental para assegurar a biodiversidade e a segurança alimentar
WhatsApp

05 de Dezembro de 2020


Arte: Comunicação CONTAG - Fabrício Martins
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

O Dia Mundial do Solo em 5 de dezembro, foi declarado em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visto que o solo é um recurso fundamental para assegurar a biodiversidade, a segurança alimentar, disponibilidade de água, redução dos gases-estufa e proporcionar crescimento econômico.

Em 2020, sob o tema: "Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo", a Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura, FAO, destaca a importância deste recurso para sustentar ecossistemas saudáveis e o bem-estar humano. (Como pode ser conferido no vídeo abaixo)

“A preservação do solo é essencial para manutenção e permanência das vidas no planeta. Através do bom uso do solo, a agricultura familiar tem garantido uma alimentação saudável, conservado a biodiversidade, protegido as águas superficiais e subterrâneas e, assim vem reduzindo o impacto das alterações climáticas” destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

Rosmarí ainda aponta que os governos, as organizações, as comunidades e todos os indivíduos devem assumir um compromisso de melhoria da saúde do solo através de ações práticas permanentes.

A importância da preservação do solo...

Ao cuidarmos de nossas rotinas diárias, muitas vezes não temos consciência que abaixo de nossos pés repousa uma notável comunidade de diversas plantas, animais e micróbios que compõem nossos solos. Os solos são mais do que apenas "sujeira" - eles são um grande reservatório da biodiversidade global, apoiando a agricultura e a segurança alimentar, regulando as emissões de gases de efeito estufa e promovendo a saúde vegetal, animal e humana. Sem eles nosso mundo não seria o mesmo.

Por muito tempo, presumimos que os solos estariam garantidos. Vamos manter o solo vivo e proteger sua biodiversidade! Aqui estão algumas razões do porquê precisamos agir:

• Os solos são uma reserva de biodiversidade

Os solos abrigam comunidades subterrâneas. Existem mais organismos vivos em uma colher de sopa de solo do que pessoas na Terra! Um solo saudável e biodiverso inclui vertebrados, invertebrados, vírus, bactérias, fungos, líquenes e plantas que fornecem uma infinidade de funções e serviços ecossistêmicos que beneficiam tudo e todos. Na verdade, os solos abrigam mais de 25% da biodiversidade do nosso planeta! Essa comunidade diversa de organismos vivos dentro deles faz com que permaneçam saudáveis e férteis. Todo o mundo de criaturas no solo alimenta e protege as plantas e, em troca, nutrem o solo.

• A biodiversidade do solo é essencial para nossos alimentos

Os solos são essenciais para nossos sistemas alimentares. De fato, estima-se que 95% dos nossos alimentos sejam, direta ou indiretamente, produzidos em nossos solos!

Solos saudáveis e com biodiversidade nos permitem cultivar uma variedade de vegetais e plantas necessários para uma boa nutrição humana. Os organismos no solo tornam os nutrientes disponíveis para as plantas. A nutrição depende da disponibilidade e do equilíbrio dos nutrientes nas partes comestíveis das plantas, o que depende da presença destes no solo. Portanto, quanto mais biodiverso é o solo, mais nutritivo é o nosso alimento.

• A biodiversidade do solo é necessária para nossa saúde.

A biodiversidade do solo é uma fonte importante de recursos químicos e genéticos necessários para o desenvolvimento de medicamentos. Os microrganismos do solo são usados para produzir antibióticos. A penicilina, por exemplo, um dos antibióticos mais usados no mundo, vem originalmente de um pequeno fungo que vive no solo. Pesquisas em solos saudáveis podem ajudar não apenas a entender o papel de microrganismos nos ecossistemas, mas também podem ser usadas para melhorar a segurança alimentar e para manter pragas e doenças sob controle. Estudos mostram que a exposição de crianças a microrganismos em solos saudáveis pode melhorar a resistência a doenças e prevenir problemas de saúde como alergias, asma, doenças autoimunes e depressão.

• A biodiversidade do solo nos ajuda a respirar e a lutar contra as mudanças climáticas

Os organismos do solo têm a capacidade de decompor ou limpar certos tipos de poluição. Por exemplo, eles podem decompor alguns poluentes orgânicos e convertê-los em substâncias não tóxicas.

E não é só isso, os solos são uma parte essencial do ciclo do carbono. Solos saudáveis fornecem o maior estoque de carbono na terra. Eles podem ajudar a regular a qualidade do ar e a emissão de gases de efeito estufa através do sequestro de carbono, que limpa o ar para respiramos.

• Precisamos manter os solos saudáveis e sua diversidade

A biodiversidade do solo está em perigo. Algumas práticas de cultivo não sustentáveis, incluindo o mau uso de agrotóxicos nas lavouras, os efeitos das mudanças climáticas e a poluição do solo, são algumas das coisas que podem provocar consequências adversas na saúde e na biodiversidade dos solos.

Mudanças no uso da terra, práticas insustentáveis de manejo do solo, impermeabilização do solo, poluição e aumento da frequência de incêndios podem danificar irremediavelmente a biodiversidade do solo e suas funções. Alguns ecossistemas podem nunca se recuperar. Precisamos nos concentrar na preservação de nossos solos antes que cheguem a este estágio.

• Podemos ajudar na proteção da biodiversidade do solo

O manejo sustentável do solo, adaptado ao tipo de solo e seu uso, é parte integrante da proteção da biodiversidade do solo.

Algumas dessas práticas são simples, por exemplo, evitar a retirada de vegetação da cobertura do solo, manter a diversidade de culturas, evitar monoculturas, compostar e usar abrigos naturais, como sebes, para ajudar a prevenir os efeitos erosivos do vento e da água em grandes campos.

Outras práticas são mais complexas. A rotação de culturas ou a agrofloresta, por exemplo, podem atenuar as mudanças climáticas através da redução e armazenamento de carbono na biomassa das plantas e dos solos.

Todos nós podemos desempenhar um papel e proteger a biodiversidade do solo, aumentar a conscientização e defender a educação da biodiversidade do solo, gerenciar os recursos de maneira sustentável, apoiar a biodiversidade do solo e a pesquisa de sustentabilidade, investir em inovação e recusar, reduzir, reutilizar e reciclar materiais antes de enviá-los para um aterro.

Dependemos muito dos solos para tudo o que fazemos. Eles são a base para alimentos, rações, combustível e estão no cerne de muitos ecossistemas. O combate à perda da biodiversidade do solo é fundamental para a segurança alimentar global e para o cumprimento de mais da metade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os solos são um recurso natural muito valioso – mas devemos lembrar que eles também são finitos.

Isso significa que quando o solo se degrada, não é recuperável dentro de uma vida humana. Sustentabilidade é a chave. Vamos começar a fazer da saúde do solo e da biodiversidade uma prioridade.

FONTE: ONU/FAO Brasil com edição Comunicação CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico