Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
APOLOGIA AO CRIME
Sociedade civil do Conjuve denuncia ex-secretário Nacional de Juventude ao Ministério Público por declarações sobre chacinas em presídios
WhatsApp

10 de Janeiro de 2017



TEMAS RELACIONADOS:
apologia ao crime

A sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) apresentou ontem (09) uma denúncia ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra o ex-secretário Nacional de Juventude Bruno Moreira Santos por suas declarações sobre as bárbaras chacinas ocorridas nos presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR). De acordo com a nota do Conjuve, Bruno Moreira Santos “fez apologia do crime de homicídio e incitou-lhe, atentando contra a paz pública”.

No dia 6 de janeiro, o ex-secretário falou à coluna do jornalista Ilimar Franco, do jornal O Globo, na internet: “Eu sou meio coxinha sobre isso. Sou filho de polícia, né? Sou meio coxinha. Tinha é que matar mais. Tinha que fazer uma chacina por semana.”

Por causa da repercussão negativa de suas declarações, Bruno Moreira Santos pediu demissão do cargo no dia seguinte (07) ao das declarações. O ex-secretário é integrante da Juventude Nacional do PMDB, e filho do deputado estadual de Minas Gerais Cabo Júlio (PMDB). Bruno foi nomeado secretário nacional da Juventude pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em junho de 2016.

Leia abaixo a nota da Sociedade Civil do Conjuve sobre as declarações e a política conduzida pelo ex-Secretário Nacional de Juventude:

1. A sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude não reconhece o governo golpista de Michel Temer. Por isso não estabeleceu diálogos e não construiu políticas conjuntas com a atual gestão da Secretaria Nacional de Juventude. Nesse último período, por exemplo - pela decisão que assumimos - não tivemos acesso ao orçamento do Conselho, aos relatórios da gestão e a uma estrutura mínima para o funcionamento dessa instância de participação social. Algo que resultará no acionamento do Ministério Público para que sejam cumpridas a Lei 11.129/2005 e o decreto No. 5. 490/2005.

2. Repudiamos a fala do ex-secretário Bruno Júlio! A sua declaração, que deseja “uma chacina por semana” nos presídios brasileiros, evidencia a política de Michel Temer, que se opõe radicalmente aos Direitos Humanos, à democracia e ao amplo acesso a direitos para todas as pessoas. A sua declaração, na verdade, em tempos de intolerância, incita ainda mais o ódio e reforça a noção de justiça como punição e vingança; não a noção de uma justiça restaurativa, com o pilar da garantia da dignidade humana e de políticas que busquem a ressocialização das pessoas encarceradas;

3. Se o Secretario Nacional e o governo de Michel Temer tivessem a participação social como um de seus pilares, as resoluções da 3a Conferencia Nacional de Juventude, realizada no final de 2015, seriam suas referências na condução da Política Pública de Juventude. Mas democracia, a participação e a garantia de direitos não compõem a gramática do atual governo, resultado de um golpe de Estado. Entre as propostas apresentadas na Conferência, no Eixo de Segurança, estão, por exemplo:

a. a garantia “no cumprimento de medidas socioeducativas e no sistema prisional, melhoria das atividades de ressocialização por meio de ações educacionais com cursos técnicos e palestras para a população carcerária, programas de inclusão dos jovens egressos de medidas socioeducativas e do sistema penitenciário no mercado de trabalho, para que cumpra sua função socioeducativa e de reinserção social”;

b. a “reforma do sistema prisional a fim de garantir cumprimento de medidas de desencarceramento e socioeducativas incluindo no centro detenção provisória com a proteção a represálias no caso de denúncias, de violação por parte dos agentes, condições sanitárias e superlotação, com devida assistência jurídica”;

c. para enfrentar o racismo institucional do Estado evidenciado no genocídio da juventude negra e na política de encarceramento em massa de jovens negros e pobres, a sociedade civil ainda apresentou como proposta a criação de “um Plano Nacional de Enfrentamento aos Homicídios que combata o extermínio da Juventude Negra, dos Jovens de Povos e Comunidades Tradicionais”, que incluiria o fortalecimento, fomento e ampliação do “Plano Juventude Viva”; e a “Não à redução da maioridade penal, pelo cumprimento efetivo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

4. Como sociedade civil, redigiremos – contra o ex-secretário - uma notícia de crime a ser protocolada no Ministério Público, por incitação e apologia a crime (artigos 286 e 287 do código penal). A representação do Ministério Público, nesse caso, é necessária e tem caráter pedagógico. A justiça restaurativa pressupõe a instauração de um procedimento criminal. Na nossa compreensão, é nele que se criará o ambiente de escuta de ofensor e vítima e, de maneira dialogada, construída a solução do conflito, preferencialmente pela reparação e não pela punição.

5. A demissão de Bruno Júlio não é suficiente. A sua retirada não transformará os rumos da política pública de juventude no país. Por isso, defendemos a saída de Michel Temer e a convocação de eleições diretas para que o povo decida os rumos do Brasil.

Sociedade Civil do Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico