A CONTAG participa de reunião preparatória da sociedade civil para o Plenário da 45ª Reunião do Comitê de Soberania Alimentar da FAO, em Roma/Itália. A Confederação integra o Comitê de Coordenação e este espaço discute e delibera, nos dias 11 e 12 de outubro, sobre o contexto em que aumenta o número de pessoas passando fome no mundo e as causas que fazem este número subir. Também visa apontar medidas e ações necessárias para diminuir a fome e a pobreza.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, participa da reunião e explicou que esta agenda também discutirá quais as estratégias que as organizações deverão assumir para enfrentar os desafios e chegar ao objetivo central, que é alcançar a soberania alimentar e nutricional das populações mais vulneráveis, reduzindo a fome e a pobreza - sobretudo das populações do meio rural.
“Não se admite que os governantes ignorem o número crescente de pessoas sofrendo com a fome e a pobreza e vemos subscrever o compromisso com as metas da agenda 2030 de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, avalia Alberto Broch.
Para a CONTAG, as organizações da sociedade civil devem reforçar suas ações mobilizadoras que forcem os governos a revisarem suas políticas e atender às recomendações para reduzir a fome e a pobreza. FONTE: Assessoria da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG.