O Estado do Paraná deverá deixar pelo menos 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nas lavouras, de acordo com estimativas preliminares da Associação dos Produtores de Açúcar e Álcool do Paraná (Alcopar).
O Estado tem à disposição das usinas cerca de 42 milhões de toneladas de cana para 2007/08, mas a colheita deve ficar em 39 milhões de toneladas, segundo José Adriano Dias, diretor da Alcopar. No ciclo passado, as usinas do Estado processaram 32 milhões de toneladas de cana. O avanço da produção reflete a recuperação dos canaviais dos problemas climáticos observados nas últimas duas safras.
Com 29 usinas em operação, o Estado deverá ganhar mais uma unidade a partir de 2008. Na disputa pela segunda posição de maior processador de cana no país, o Paraná ainda leva a melhor. Seu concorrente, o Estado de Minas Gerais, deverá processar esta safra cerca de 36 milhões de toneladas de cana.
Até o dia 31 de outubro, as usinas de Minas moeram 32,6 milhões de toneladas, um volume 26,3% maior que em igual período do ciclo passado. Para esta safra, a expectativa do Estado é produzir 1,75 bilhão de litros de álcool e 2,15 milhões de toneladas de açúcar, segundo Mario Campos, assessor econômico do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Minas (Siamig).
Até o final de outubro, as 27 usinas do Estado tinham produzido 2 milhões de toneladas, aumento de 14% sobre o mesmo período do ciclo passado, e 1,5 bilhão de litros de álcool, com aumento de 39,2% frente 1,1 bilhão do mesmo período do ano passado. Do total de 27 usinas, quatro já encerraram a safra.
O Estado de Alagoas, que há quatro anos perdeu o posto de segundo maior processador de cana do país, deverá registrar aumento de quase 17% na produção, atingindo cerca de 27 milhões de toneladas, segundo Pedro Robério Nogueira Mello, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Alagoas (Sindaçúcar/AL).
As 25 usinas de açúcar e álcool do Estado vão produzir cerca de 2,7 milhões de toneladas de açúcar e 800 milhões de litros de álcool. Segundo Mello, cerca de 7 milhões de toneladas de cana foram processadas até o dia 15 de novembro. Alagoas é maior Estado produtor de cana do Nordeste. A colheita na região teve início em setembro. A safra deverá ser finalizada entre março e abril. FONTE: Valor Econômico ? SP