O SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO - SISCOP
Para implementar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS, os Congressos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR deliberam pela construção de um sistema de organização da produção centrado no cooperativismo, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento econômico e social da agricultura familiar.
A CONTAG, as 27 Federações e mais de 4.100 Sindicatos, não têm medido esforços para cumprir esta determinação e vem atuando de forma consistente e contínua no assessoramento e apoio à implantação e consolidação dessas organizações por meio do "Sistema Contag de Organização da Produção - SISCOP.
O SISCOP está focado, principalmente, na articulação e organização das instituições prestadoras de serviços do Sistema Siscop de Assistência Técnica e Extensão Rural - SISATER; nas cooperativas de crédito; do Sistema CREDITAG e na organização das Cadeias Produtivas. Além disso atua nas ações de habitação do campo, a partir da qualificação de demandas das FETAGs e STTRs.
Atualmente, no cooperativismo, o SISCOP está articulado nos seguintes ramos:
SERVIÇOS - 06 prestadoras de serviços de ATER, em 06 Estados. CRÉDITO - 04 centrais de serviços em operação e 24 cooperativas de credito autorizadas e outros 13 projetos em análise no Banco Central do Brasil. O sistema possui ainda uma coordenação nacional formada por representantes das cooperativas dos diversos estados envolvidos; PRODUÇÃO - mais de 300 cooperativas representando as várias cadeias produtivas; HABITAÇÃO - 01 cooperativa de habitação e mais 06 Estados em processo de discussão sobre moradia no campo.Em nível nacional, para representar o sistema de Cooperativismo da Agricultura Familiar e economia solidária, a CONTAG ajudou a constituir a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária - UNICAFES.
Defendemos e recomendamos a filiação de todas as organizações cooperativas da base do SISCOP a