O Sindicato dos Trabalhadores da Ufal realiza na quinta-feira 06, no auditório do Hospital Universitário, das 9 às 13 horas, o seminário que discutirá "Conjuntura, Reforma Sindical e criação da Central Classista", com Aurino do Nascimento, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia.
De acordo com Roberto Maximiniano, coordenador de Formação Política e Sindical do Sintufal, a realização do seminário objetiva debater a criação da Central Trabalhista do Brasil (CTB) e a participação da Corrente Sindical Classista (CSC) e dos Movimentos Sociais na nova entidade, que aglutinará dissidentes sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Explica Roberto que em setembro deste ano, durante o Encontro da Corrente Sindical Classista, na Bahia foi aprovada a saída de todos os membros ligados a CUT que deixaram os cargos por se entender que a entidade não mais representava os anseios dos trabalhadores brasileiros. "O seminário é aberto à sociedade de uma forma geral, porque o movimento sindical precisa se fortalecer. É uma oportunidade de conhecer as propostas da central a ser fundada", diz o sindicalista.
Acrescenta ainda que, os dissidentes da CUT vêm discutido em todo o país a criação de uma nova Central, denominada de Central Trabalhista do Brasil (CTB), que será fundada em Belo Horizonte, durante encontro a se realizar de 12 a 14 deste mês". Além de Roberto, o Sintufal será representado pela servidora Noelma Sandra.